Mensagem do Papa Bento XVI para os jovens – Polônia, 27 de maio de 2006

29/06/2006

Queridos jovens amigos:
Dou-lhes as minhas boas-vindas! A presença de vocês me alegra. Sou grato a Deus por este encontro com o calor da cordialidade de vocês. Sabemos que, ?onde dois ou três estiverem reunidos em nome de Jesus, ele está entre eles!? (cf Mt 18, 20). Porém, vocês são muito numerosos hoje aqui! Dou graças por cada um e por cada uma de vocês. Jesus está, pois, aqui conosco. Ele está presente entre os jovens da terra polaca, para lhes falar de uma casa que nunca será derrubada, porque está construída sobre a rocha. É a palavra do Evangelho que acabamos de escutar. ( cf. Mt 7, 24-27).

No coração de cada homem existe, meus amigos, o desejo de uma casa.Tanto mais no coração de um jovem existe o grande anelo de uma casa própria, que seja sólida, para a qual não somente possa voltar com alegria, mas também possa acolher com alegria cada convidado. É o desejo de uma casa na qual o pão cotidiano seja o amor, o perdão, a necessidade de compreensão, na qual a verdade seja o manancial que brota da paz do coração. É o desejo de uma casa da qual possa se sentir orgulhosos, da qual ninguém tenha que se envergonhar e da qual não se tenha que chorar nunca o seu desabamento. Esse desejo não é senão o anelo de uma vida plena, feliz, realizada. Não tenham medo desse desejo! Não o evitem! Não se desanimem diante da visão de casas derrubadas, dos desejos frustrados. Deus criador, que infunde no jovem coração o imenso desejo da felicidade, não o abandona logo em seguida na difícil construção dessa casa que se chama vida.

Meus caros amigos, uma pergunta se impõe: ?Como construir essa casa?? Esta é uma pergunta que indubitavelmente já foi feita por vocês muitas vezes em seus corações, e que, no entanto, voltará a ser feita ainda muitas vezes mais. É uma pergunta que é preciso ser feita a si mesmo não somente uma vez. Cada dia tem que estar diante dos olhos do coração: como construir aquela casa chamada vida? Jesus, cujas palavras escutamos no relato do evangelista Mateus, nos exorta a construir sobre a rocha. Somente assim a casa não será derrubada. Porém, o que significa construir sobre a rocha? Construir sobre a rocha quer dizer antes de tudo: construir sobre Cristo e com Cristo. Jesus diz: ?Portanto, aquele que escutar estas minhas palavras e colocá-las em práticas, é semelhante ao homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha? (Mt 7,24). Não se trata aqui de palavras vazias pronunciadas por uma pessoa qualquer, mas das palavras de Jesus. Não se trata de cumprir qualquer coisa, mas de cumprir as palavras de Jesus.

Construir sobre Cristo e com Cristo significa construir sobre um fundamento que se chama amor crucificado. Quer dizer construir com Alguém que, conhecendo-nos melhor do que nós mesmos nos conhecemos, nos diz: ?Tu és precioso aos meus olhos… porque te aprecio e te amo? (Is 43,4). Quer dizer construir com Alguém que é sempre fiel, mesmo que não sejamos fiéis, porque ele não pode negar a si mesmo (cf. 2 Tim 2,13). Quer dizer construir com Alguém que se inclina constantemente sobre o coração ferido do homem e diz: ?Não te condeno; vai e de agora em diante não peques mais? (cf. Jo 8,11). Quer dizer construir com Alguém que, do alto da cruz estende os braços e repete por toda a eternidade: ?Eu dou a minha vida por ti, homem, porque te amo?. Finalmente, construir sobre Cristo quer dizer fundamentar em sua vontade todos os meus desejos, as esperanças, os sonhos, as ambições e todos os projetos pessoais. Significa dizer a si mesmo, à própria família, aos amigos e ao mundo inteiro e sobretudo a Cristo: ?Senhor, na vida não quero fazer nada contra Ti, porque Tu sabes o que é melhor para mim. Só tu tens palavras de vida eterna? (cf. Jo 6,68). Meus amigos, não tenham medo de apostar em Cristo! Sintam o desejo de Cristo como fundamento da vida. Acendam em vocês esse desejo de construir suas vidas com Ele e por Ele! Porque aquele que aposta tudo no amor crucificado do Verbo encarnado não pode perder.

Construir sobre a rocha significa construir sobre Cristo e com Cristo, que é a rocha. Na primeira carta aos Coríntios, São Paulo, falando do caminho do povo eleito através do deserto, explica que todos ?beberam… de uma rocha espiritual que os acompanhou, e aquela rocha era Cristo?, (I Cor 10,4). Certamente os pais do povo eleito não souberam que aquela rocha era Cristo. Não estavam conscientes de serem acompanhados por Aquele que, quando chegou a plenitude dos tempos se encarnou, assumindo um corpo humano. Não compreenderam que sua sede havia sido saciada pelo próprio Manacial da vida, capaz de oferecer a água viva para saciar a sede de cada coração. Beberam, entretanto, nessa rocha espiritual que é Cristo, porque tiveram desejo da água da vida, porque necessitaram dela. No caminho pelas ruas da vida, talvez não somos conscientes da presença de Jesus. Porém, justamente essa presença, viva e fiel, a presença na obra da criação, a presença na Palavra de Deus e na eucaristia, na comunidade dos cristãos e em cada homem redimido pelo precioso Sangue de Cristo, esta presença é o manancial inesgotável da força humana. Jesus de Nazaré, Deus que se fez Homem, está junto conosco nos bons e maus momentos e tem sede dessa união, que é na realidade o fundamento da autêntica humanidade. Lemos no livro do Apocalipse essas palavras significativas: ?Eis que estou à porta, e bato. Se alguém escuta a minha voz e me abre a porta, eu entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo? (Ap 3,20).

Meus amigos, o que quer dizer construir sobre a rocha? Construir sobre a rocha também pode significar construir sobre Alguém que foi rejeitado. São Pedro fala de Cristo a seus fiéis como de uma ?pedra viva rejeitada pelos homens, porém escolhida e preciosa diante de Deus? (I Pd 2,4). O fato inegável da eleição de Jesus por parte de Deus não esconde o mistério do mal, por causa do qual o homem é capaz de rejeitá-lo, Ele que o amou até o fim. Essa rejeição de Jesus da parte dos homens mencionada por São Pedro, se prolonga na história da humanidade e também chega até nossos tempos. Não precisamos de uma grande agudeza de espírito para percebermos as múltiplas manifestações da rejeição a Jesus, inclusive ali onde Deus nos permitiu crescer. Muitas vezes, Jesus é ignorado, ridicularizado, é proclamado rei do passado, porém não de hoje e muito menos do futuro, é inserido no quadro das questões e das pessoas das quais não se deve falar em voz alta nem em público. Se na construção da casa que é a vida vocês encontrarem aqueles que desprezam o fundamento sobre o qual vocês estão construindo, não os desanimeis! Uma fé forte tem que ser provada. Uma fé viva tem que crescer sempre. Nossa fé em Jesus Cristo, par permanecer como tal, tem que ser confrontada freqüentemente com a falta de fé dos outros.

Queridos amigos, o que significa construir sobre a rocha? Construir sobre a rocha significa estar conscientes de teremos adversidades. Cristo diz; ?Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra a casa: … (Mt 7,25). Esses fenômenos naturais não são somente imagem das múltiplas adversidades da sorte humana, senão que indicam também a normal previsibilidade das mesmas. Cristo não promete que sobre uma casa em construção não cairá nunca uma tempestade, não promete que não faltará uma onda que arrase o que é mais querido para nós, não promete que ventos impetuosos não levarão aquilo que construímos ao preço de enormes sacrifícios. Cristo compreende não somente as aspirações do homem por uma casa durável, senão que é plenamente consciente também de tudo o que pode reduzir a ruínas a felicidade do homem. Não se assustem, pois, das adversidades, quaisquer que sejam! Não se desanimem por causa delas! Um edifício construído sobre a rocha não equivale a uma construção livre da forças da natureza, inscritas no mistério do homem. Construir sobre a rocha significa poder contar com a consciência de que existe uma força segura na qual se pode colocar a confiança nos momentos difíceis.

Meus amigos, permitam-me insistir: o que quer dizer construir sobre a rocha? Quer dizer construir com sabedoria. Não é sem motivo que Jesus compara os que escutam suas palavras e as colocam em prática com um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha. É uma falta de bom senso construir sobre a areia, quando se pode fazer sobre a rocha, tendo assim uma casa capaz de resistir a qualquer tormenta. É falta de bom senso construir a casa sobre um terreno que não oferece garantias de segurança nos momentos mais difíceis. Talvez, seja mais fácil fundamentar a própria vida nas areias movediças da própria visão do mundo, construir o próprio futuro longe da palavra de Jesus e, às vezes, até contra ela. Entretanto, temos que acrescentar que quem constrói desse modo não é prudente, porque quer persuadir a si mesmo e aos outros de que não cairá nenhuma tempestade em sua vida, que nenhuma onda atingirá sua casa. Ser sábio significa saber que a solidez da casa depende da escolha do fundamento. Não tenham medo de ser sábios, isto é, não tenham medo de construir sobre a rocha.

Amigos, mais uma vez: o que quer dizer construir sobre a rocha? Construir sobre a rocha quer dizer construir sobre Pedro e com Pedro. Com efeito, Deus disse a ele: ?Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela? (Mt 16,16). Se Cristo, a Rocha, a pedra viva e preciosa chama seu apóstolo de pedra, significa que ele quer que Pedro, e junto a ele a Igreja inteira, sejam sinais visíveis do único Salvador e Deus. Aqui em Cracóvia, a cidade predileta do meu predecessor João Paulo II, as palavras sobre o construir com Pedro e sobre Pedro não assombram ninguém. Por isso lhes digo: não tenham medo de construir a vida de vocês na Igreja e com a Igreja. Sintam-se orgulhosos do amor a Pedro e da Igreja a ele confiada. Não se deixem enganar pelos que querem se opor a Cristo e à sua Igreja. Existe uma única rocha sobre a qual vale a pena apoiar tudo. Essa pedra é aquela a quem Cristo disse: ?Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja? (Mt 16,18). Vocês, jovens, conhecem bem o Pedro dos nossos tempos. Portanto, não esqueçam que nem aquele Pedro que está contemplando nosso encontro a partir da janela de Deus Pai, nem este Pedro que agora está diante de vocês, nem nenhum outro Pedro sucessor não estará nunca contra vocês, nem contra a construção de uma casa resistente sobre a rocha. Pelo contrário, empenhará seu coração e ambas as mãos para ajudá-los a construir a vida sobre Cristo e com Cristo.

Queridos amigos, meditando nas palavras de Cristo sobre a rocha como fundamento adequado para a casa, não podemos deixar de notar que a última palavra é uma palavra de esperança. Jesus diz que, apesar dos elementos se abaterem, a casa não foi derrubada, porque estava fundada sobre a rocha. Nesta sua palavra existe uma extraordinária confiança na força do fundamento, a fé que não teme ser desmentida porque foi confirmada pela morte e ressurreição de Cristo. Esta é a fé que, depois de anos, será confessada por São Pedro em sua carta: ?Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa: e quem nela puser sua confiança, não será confundido? ( I Pd 2,6).

Queridos amigos, o medo do fracasso pode frear às vezes os sonhos mais belos. Pode paralisar a vontade e nos tornar incapazes de acreditar que possa existir uma casa construída sobre a rocha. Pode nos persuadir de que o sonho de uma casa é somente um desejo juvenil e não um projeto para a vida. Junto com Jesus digam a esse medo: ?Uma casa construída sobre a rocha não pode cair?. Junto com São Pedro com São Pedro digam à tentação da dúvida: ?Quem crer em Cristo não será confundido!? Sejam testemunhas de esperança, daquela esperança que não teme construir a casa da própria vida, porque está seguro de poder contar com o fundamento que não desabará nunca: Jesus Cristo nosso Deus.

© Copyright 2006 – Libreria Editrice Vaticana

ANTERIOR

Um líder marista é um líder que serve...

PRÓXIMO

221 Notícias aparecidas no Site - Publicaç�...