5 de abril de 2019 PERU

Comitê Executivo da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior é eleito

Fotos no facebook

Após dialogar sobre a identidade da Rede e partilhar experiências de cada região, na quinta-feira, 4 de abril, os representantes das instituições de ensino superior, elegeram o novo Comitê Executivo da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior.

A programação do dia iniciou com a exposição do Vigário-Geral do Instituto Marista, Ir. Luiz Carlos Gutiérrez Blanco, que provocou os participantes a observarem toda a trajetória que a Rede está construindo durante esta edição da assembleia. “Nossas instituições são de tamanho, contexto acadêmico e profissional muito diferentes”, comentou. “O Instituto reconhece essa diversidade e aceita como um caminho de comunhão entre todos e todas”. Ele ainda recordou que é possível buscar referências nos apelos do Capítulo Geral para repensar a rede. “Nas chamadas do Capítulo podemos encontrar formas de construir a missão e de criar possibilidades de sinergia para a Rede”.

 

O Instituto somos todos nós

Após a primeira exposição, ao final da manhã, o Superior-Geral Ir. Ernesto Sánchez, realizou uma fala de despedida, recordando a importância daquele momento.  “Sonhemos juntos, e não apenas nesses três dias, mas ao longo dos anos”, reforçou. “Nessa união de instituições de Educação Superior, temos um desafio muito bonito e estamos juntos”, concluiu.  Na sequência, depois do discurso do Superior-Geral, o grupo iniciou os diálogos relacionados ao Modelo Operativo da Rede, com a moderação do Ir. Valdícer Fachi. A atividade seguiu até o meio da tarde, quando os representantes iniciaram as combinações para a eleição do novo Comitê Executivo.

 

Diversidade idiomática no Comitê

Ao final do dia, após combinações e diferentes propostas, o novo Comitê Executivo da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação foi eleito. Nesta nova composição foi acordado que seriam três integrantes para conduzir o grupo e que cada  um representaria um idioma da Rede. Assim, a partir dessa assembleia, foram eleitos o Ir. Manuir Mentges, Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) – eleito Presidente e membro do Comitê – representando os falantes de português; o Ir. David Hall, decano da Universidade Católica da Australia, representando o idioma inglês e o Ir. Roberto Mendez Lopés, reitor da Universidade Marista de Querétaro, representando a língua espanhola. A nova configuração difere dos outros anos, quando o Comitê era composto por cinco integrantes. Todos os eleitos seguirão à frente da Rede por dois anos.

Para os próximos dois dias, estão previstos debates para determinar quais serão as prioridades da Rede, principais projetos e as questões práticas de fluxos e funcionamento do grupo.

ANTERIOR

Workshop de Aprendizagem mais Serviço...

PRÓXIMO

VIII Assembleia da Rede Marista Internacional...