10 de janeiro de 2019 QUêNIA

67 Irmãos estudantes em Nairóbi

A comunidade do MIC (Marist International Center), em Nairóbi (Quênia), conta hoje com 67 irmãos estudantes, do período pós-noviciado, provenientes de cinco unidades administrativas: Distrito da África Ocidental e Províncias de Madagascar, África Austral, Nigéria e África Centro-Leste.

A formação profissional dos irmãos do MIC dura quatro anos, frequentando o MIUC (Marist International University College). Como parte de sua preparação religiosa, os irmãos também participam do programa de Estudos Religiosos, durante três anos, de maio a julho. No final desse período, eles obtêm o diploma em Educação e o diploma em Estudos Religiosos.

Cada ano de estudo é composto por dois semestres (1º semestre: agosto a dezembro; 2º semestre: janeiro a abril). Atualmente, há 23 irmãos estudando no primeiro ano, 17 no segundo, 18 no terceiro e 9 no quarto.

Como parte de sua formação, os Irmãos do MIC também podem participar de seminários anuais. Esses cursos – que acontecem em dezembro, logo após os exames do primeiro semestre – não fazem parte do currículo acadêmico, mas são muito úteis para o desenvolvimento pessoal.

No primeiro ano de estudos, os irmãos podem participar do seminário sobre o Patrimônio Espiritual Marista. Aos Irmãos do segundo ano é proposto um seminário sobre os Direitos e a Proteção da Criança. Os alunos do terceiro ano participam em uma semana de estudo sobre Empreendedorismo, enquanto os do quarto ano – que se preparam para deixar a casa de formação e participar plenamente da missão – podem participar do seminário sobre Liderança Espiritual e Animação de Retiros.

Publicamos agora o testemunho de um jovem irmão, o Ir. Henri Ngeli, estudante do primeiro ano, que participou do seminário sobre o Patrimônio Marista.

________________

"Conhecer e amar nosso fundador, o Pe. Marcelino Champagnat, que é parte integrante de nossa identidade de Irmãos Maristas, compreender o seu contexto histórico, geográfico, social, espiritual e educacional permite nos conhecer melhor como Irmãos Maristas. Para aumenta nossa cultura sobre o Fundador e ampliar o que aprendemos durante o postulado e o noviciado, os Irmãos em formação inicial participaram do seminário sobre o Patrimônio Marista, que durou uma semana, de 17 a 21 de dezembro de 2018. Os encontros foram dirigidos pelo Ir. Spiridion Ndanga, responsável pelo Patrimônio Marista na África.

Durante o seminário, os irmãos do primeiro ano puderam conhecer mais sobre o Padre Champagnat, através dos documentos do Instituto e, sobretudo, através das cartas do Fundador. Durante o curso, o Irmão Spiridion soube nos transmitir sua grande paixão por Champagnat e pelo Instituto. Ele também nos encorajou a aprofundar e renovar nossa relação com Champagnat. Do mesmo modo, o Irmão Spiridion nos desafiou a refletir sobre suas atitudes e o seu exemplo. Não pensemos que somos órfãos, mas que temos uma relação sólida com nosso Fundador. Através da obra de Champagnat, projetamos seu rosto nos jovens. Portanto, quanto mais conhecemos Champagnat, mais crescemos sabendo que somos parte de seu sonho, de transformar os jovens para que melhorem cada vez mais a própria vida.

Os Irmãos do primeiro ano, agradecem ao Ir. Spiridion por ter animado o estudo. E enquanto continuamos a amar a Jesus Cristo e a torná-lo conhecido, esperamos poder mostrar o rosto de Champagnat aos jovens, a quem somos chamados a servir.

Ir. Henry Ngeli

ANTERIOR

22 irmãos se reúnem no noviciado de Lomeri...

PRÓXIMO

Encontro Internacional de Jovens Maristas - G...