14 de dezembro de 2018 CASA GERAL

Ir. Robert Thunus

O Conselho Geral, depois de estudar os resultados da consulta realizada na Província, nomeou o Ir. Robert Thunus, Provincial da Europa Centro-Oeste para um primeiro mandato de três anos.

O Irmão Robert iniciará seu serviço durante a celebração do próximo Capítulo Provincial, que ocorrerá de 23 a 26 de abril de 2019.

O Ir. Ernesto, em sua carta à província, datada de 27 de novembro, agradeceu ao irmão Brendan Geary pelo seu serviço como provincial durante os últimos 9 anos: "Tenho testemunhado pessoalmente, primeiro como Conselheiro Geral e, agora, como Superior Geral, a sua entrega generosa e a criatividade que teve para acompanhar as diversas realidades dos cinco países da Província, trabalhando em equipe, com os membros do Conselho Provincial. "

 

Ir. Robert Thunus

Nasci em 1960, dentro de uma família pertencente à classe trabalhadora, em Waimes, no leste da Bélgica. Tenho uma irmã e três irmãos, um dos quais morreu com 13 anos de idade. Eu sou o mais novo da família, junto com meu irmão gêmeo, que é professor em uma escola marista.

Meu primeiro encontro com os maristas aconteceu quando eu estava fazendo meus estudos de mecânica no Instituto de Nossa Senhora de Malmedy. Durante o postulantado, fiz um curso de estudos religiosos em Charleroi. Mais tarde, entrei para o noviciado internacional de língua francesa na Suíça. Fiz meus primeiros votos em 1983 e minha profissão perpétua em 1988.

Nos meus anos como professor, ensinei religião aos jovens, fui encarregado da pastoral vocacional, ensinei também no internato, fui catequista na paróquia e envolvi-me na formação das vocações maristas.

Depois de alguns anos neste apostolado, fiz um curso complementar de formação pastoral e catequética na Lumen Vitae em Bruxelas. Mais tarde passei algum tempo na Itália no movimento dos focolarinos.

De 2003 a 2006 fiz parte de um projeto internacional, iniciado pela nossa nova província, em Dublin, na Irlanda, trabalhando no acompanhamento de jovens adultos. Fui membro do Conselho Provincial de 2006 a 2012. Durante 9 anos, fui o coordenador comunitário e diretor do Centro de Boas-vindas Le Bua, em Habay, enquanto fazia parte da equipe da Missão da Europa.

Durante um ano sabático, tive o privilégio de participar do último Capítulo Geral que aconteceu na Colômbia e de seguir um curso de treinamento no Canadá. Antes de ser nomeado provincial, acabara de ser designado para Bruxelas, para ajudar os irmãos belgas em questões econômicas e administrativas.

No início desta etapa que se abre diante de mim, sinto-me grato aos irmãos da minha província, pela confiança que depositaram em mim. Coloco nas mãos de Deus e de Maria a minha nova missão de animação da Província.

ANTERIOR

Cinco comunidades religiosas intercongregacio...

PRÓXIMO

Ir. Zubair Yaqub...