24 de setembro de 2018 CASA GERAL

Liderança profética e servidora ao serviço da Família Global

O Conselho Geral dedicou a semana, de 9 a 14 de setembro, para promover dias de planejamento com os secretariados da Administração Geral e outros departamentos. A semana começou com a apresentação do novo organograma da animação do Instituto e os outros dias foram dedicados ao planejamento da atuação do Plano Estratégico.

O Plano Estratégico da Administração Geral para a Animação, Liderança e Governo dos Maristas de Champagnat é o documento preparado pelo Conselho Geral, com a ajuda das Unidades Administrativas e dos secretariados, que orientará o serviço do Governo Geral até 2025. O seu conteúdo é articulado em três grandes programas, que recordam os apelos do Capítulo Geral: Caminhemos (missão: caminhar, deslocar-se, educar, crescer…), como família (vida marista: identidade, comunidade, vocação, espiritualidade), global (redes e corpo global: relações, conexões, pontes, corresponsabilidades).

Dentro dessas 3 áreas foram criados 19 projetos, cada um com diversas iniciativas que serão atuadas pelo Superior Geral e seu Conselho, pelos secretariados e departamentos da Administração Geral.

O Plano estratégico é destinado à Administração Geral. Ele mostra, como destacou o Ir. Ben Consigli, “como gostaríamos de ir adiante durante os próximos 7 anos como Administração Geral”. Não é destinado ao governo e à animação das Províncias, embora possa servir de ajuda para as Unidades Administrativas.

A semana serviu como oportunidade para que cada secretariado começasse a organizar as iniciativas dos projetos que protagonizará.

Além desse aspecto prático, os Irmãos Ben Consigli, Óscar Martín e Luis Carlos Gutiérrez, que coordenaram a semana, propuseram reflexões que sublinharam que tipo de animação o Conselho propõe para o Instituto, caracterizada principalmente por dois elementos: sinergia e liderança.

 

Sinergia

O Vigário Geral, Ir Luis Carlos Gutiérrez, destacou a importância da sinergia no trabalho de liderança do Instituto. Recordou que “a palavra chave da sinergia é ‘nós’”. E descreveu assim as atitudes fundamentais necessárias como líderes: “entendemos nosso papel, abraçamos a colaboração, nos empenhamos para que o projeto funcione, nos comprometemos com a própria equipe, somos flexíveis para eventualmente fazer adaptações durante o processo, somos otimistas em relação aos projetos que animaremos e atuamos nossas metas com ações concretas”. Palavras chaves ligadas à sinergia e que devem estar presentes na animação do instituto são claridade, empoderamento e compromisso.

 

Liderança servidora

Outro elemento sublinhado e incorporado no Plano estratégico é a liderança. Os irmãos Óscar y Luis Carlos levaram o grupo a pensar sobre qual tipo de liderança necessária para atuar os apelos do Capítulo Geral. Recordando as reflexões que se tem feito nos últimos anos dentro do Instituto e sublinhando a índole mariana do carisma de Champagnat, pede-se a todos uma liderança profética e servidora. O Ir. Óscar convidou a todos a se caracterizarem por “atitudes e ações de serviço, do jeito de Maria”. E o Ir. Luis Carlos pediu que, como lideranças do Instituto, todos possam “passar do ser um diretor a ser um líder”. Que cada um assuma “uma liderança profética e servidora, que acompanha com proximidade a vida e a missão”, prosseguiu o Vigário Geral.

O Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral, concluiu dizendo que “somos abençoados, como Maristas, porque temos o dom da liderança de Maria”. E recordou que todos devem seguir “o estilo mariano: nas relações, com transparência, sendo discretos e humildes”.

 

Próximos passos

Os secretariados e departamentos da Administração Geral estão, nesse momento, desenvolvendo as iniciativas inerentes aos projetos do Plano Estratégico, que serão concluídas até outubro.

Nos próximos meses o Departamento de Comunicações providenciará a publicação do Plano Estratégico desenvolvido pelo Conselho Geral, que será enviado a todas as Unidades Administrativas.

Finalmente, de 4 a 15 de março de 2019, o Plano Estratégico será apresentado a todos os provinciais, que se encontrarão, em Roma, com o Conselho Geral.

ANTERIOR

Novo diretor adjunto do Secretariado Irmãos ...

PRÓXIMO

Em torno da mesma mesa...