16 de setembro de 2018 CASA GERAL

Mártires da Argélia (1994-1996)

A celebração da beatificação do irmão Henri Vergès será realizada no dia 8 de dezembro de 2018 em Oran (Argélia).

No dia 1º de setembro, próximo passado, aconteceu uma reunião em Roma para decidir a data e os detalhes da organização da beatificação do bispo Dom Claverie e seus 18 companheiros, entre os quais Henri Vergès. A reunião foi convocada pelo Postulador da Causa e contou com a presença dos bispos da Argélia e dos Superiores Gerais, ou seus representantes, das 8 congregações religiosas envolvidas na Causa.

Decidiu-se que a celebração terá lugar no dia 8 de dezembro de 2018, em Oran, Argélia, na basílica da Santa Cruz pertencente à diocese do bispo Pierre e seu motorista Mohamed. Esta decisão deixou em todos os presentes um sentimento de paz ao mesmo tempo em que se reforçou a convicção de que assim a Igreja da Argélia era fiel ao que haviam vividos nossos irmãos e irmãs hoje beatos e toda a Igreja da Argélia com eles.

O Padre Christian de Chergé deixou escrito em seu testamento: “Gostaria que minha comunidade, minha Igreja, minha família se lembrassem que minha vida FOI ENTREGUE a Deus e a esse país”. Essa intenção foi explicitamente compartilhada pelo irmão Henri, que pediu a cidadania argelina como sinal de identificação e comunhão com o país que o acolheu.

Os bispos da Argélia querem fazer uma festa que tenha a cor do que a Igreja vive na Argélia: humildade e simplicidade.

A irmã Ester disse: “Somos a Igreja na Argélia e nossa missão é ser a Igreja na Argélia”. Portanto, esta celebração é, antes de tudo, um acontecimento da Igreja na Argélia. Por ocasião da audiência que o Papa concedeu aos bispos da Argélia, faz um ano, ele insistiu muito para que a celebração seja realizada na mesma terra onde viveram os 19 novos bem-aventurados.

Celebrar a beatificação na Argélia envolverá uma presença limitada de participantes. Mas, fazê-lo em outros lugares, como Paris ou Assis, teria excluído, na prática, os argelinos e também um grande número de membros da Igreja da Argélia.

A cerimônia de beatificação será presidida pelo cardeal Angelo Becciu, recém-nomeado Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, ao mesmo tempo em que atuará como enviado especial do Papa e portador de uma mensagem.

________________

H. Antonio Martínez Estaún, Postulador geral

ANTERIOR

Associação de Leigos Maristas do Canadá...

PRÓXIMO

?Jovens, fé e discernimento vocacional?...