7 de setembro de 2018 AUSTRáLIA

Província da Austrália

Várias escolas na Austrália iniciarão um novo programa da Pastoral Juvenil Marista (PJM) em 2019 para alunos do ensino fundamental e médio, além de outras escolas que serão convidadas a participar a partir de 2020.

"Nossa meta inicial para 2019 é a criação de um programa abrangente e flexível de pastoral para jovens que frequentam as séries da 7ª até a 12ª, considerando também as escolas primárias, a 5ª e 6ª séries", disse o coordenador nacional da PJM, Ir. Greg McDonald.

A nova proposta nasceu a partir da revisão feita pela PJM do REMAR e outros programas existentes no país. O REMAR foi introduzido pela primeira vez na Austrália em 1991, 16 anos após seu lançamento na Colômbia, em 1975. Até agora, tem sido o principal meio pelo qual a Pastoral Juvenil é promovida aos jovens maristas, mas apenas para as séries 10ª – 12ª do ensino médio, os últimos três anos do sistema escolar australiano.

O novo programa visa complementar o que é ensinado no currículo da educação religiosa. Maior ênfase será dada ao proporcionar um encontro autêntico com Jesus Cristo através da formação em liderança cristã, espiritualidade e carisma maristas, comunidade e identidade, oração e adoração, justiça e solidariedade, conexão com a igreja paroquial e diocesana.

O programa da PJM terá dois momentos distintos: um para as séries 7ª – 9ª e outro para os estudantes da 10ª até a 12ª séries. A segunda etapa conservará, como atualmente com o REMAR, um programa pensado em três fases, uma para cada ano.

Será também incluído nesse percurso a aplicação do documento da Conferência Episcopal Australiana “Ungido e Enviado), que trata da PJM, dos seus objetivos e áreas de enfoque.

Além desse documento, outros documentos chaves católicos e documentos da Pastoral Juvenil Marista serão incorporados na pedagogia proposta. Para cada escola será oferecida uma proposta específica, evitando o enfoque único.

Nesse link é possível ler a íntegra da carta do Ir. Greg, explicando detalhadamente as mudanças propostas. 

ANTERIOR

Novo secretário pessoal do Superior Geral...

PRÓXIMO

História ilustrada de Notre-Dame de l?Hermit...