13 de junho de 2014 PERU

Reunião do secretariado ampliado de leigos – Lima

O Secretariado de Leigos Ampliado, em sua reunião anual, quer estar presente nas diferentes regiões do Instituto para ficar em contato diretamente com a realidade que nelas se vive e criar espaço de intercâmbio próximo e estimulante.

O Secretariado, representativo das sete regiões maristas, contou com a presença, pela primeira vez, de Pep Buetas (Europa), como codiretor, e de João Luís Fedel, como novo membro do secretariado ampliado. O resto do secretariado é composto por Ir. Javier Espinosa (diretor), Tony Clarke (codiretor, Austrália), Agnes Reyes (Ásia), Patricia Ríos (Arco Norte), Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa (África) e Raúl Amaya (Cone Sul).

O conteúdo principal do encontro foi o acompanhamento dos projetos e linhas de ação do secretariado refletidas no plano trienal, discernindo os caminhos a seguir e de que maneira continuar avançando.

Entre os temas tratados se destacam:

  • Reflexão sobre as recomendações surgidas sobre vinculação e pertença no encontro internacional de Roma no mês de maio passado. Constatou-se a necessidade de aprofundar e avança no processo de discernimento iniciado sobre essa questão no âmbito do Instituto.
  • O processo de revitalização do Movimento Champagnat, conhecendo o momento atual em que se encontra e valorizando seu significado no presente, em harmonia com os processos que estão vivendo no Instituto.
  • A animação e acompanhamento dos processos de comunhão nas diferentes regiões por meio das comissões continentais de laicato. Constatou-se a progressiva integração desses processos na vida das unidades administrativas assim como a necessidade de consolidar o rol e as condições dessas comissões. Entre outras propostas, projetou-se um futuro encontro das comissões continentais com vistas ao bicentenário e à realização do próximo Capítulo Geral.
  • O necessário impulso de experiências de formação conjunta. Essas estão produzindo ricos frutos e sua influência é decisiva nos processos vocacionais dos leigos e na configuração de nova forma de ser irmão.
  • A formação do laicato para fortalecer seus processos de liderança e animação. Para tanto se projetou um curso internacional para formadores leigos que terá lugar em maio de 2015.

Um dos aspectos relevantes foi o encontro com as unidades leigas e mistas do Peru, com as quais se compartilhou essa experiência no itinerário vocacional e experiência de comunhão que estão seguindo. Esse processo se manifesta de maneira similar nos três Setores da Província (Bolívia, Chile e Peru) e é animado pela Comissão de Espiritualidade e Laicato da província Santa María de los Andes.

Constatamos a riqueza do projeto e sua conexão com outras experiências vividas em outras Províncias do Instituto, como Norandina, Compostela, L’Hermitage, Austrália, Ibérica, ou o processo de revitalização do Movimento Champagnat.

O intercâmbio com as comunidades leigas e mistas foi uma experiência que mostra com alegria e esperança o futuro marista, bem como a nova relação a que nos conclama o XXI Capítulo Geral. Os testemunhos nos iluminaram, mas ainda ao ver irmãos idosos comprometidos com os leigos nessa caminhada, riqueza para as duas vocações específicas e fortaleza para a vocação comum.

Agradecemos a todos os que nos acolheram, atenderam e tornaram possível nosso trabalho. Coloquemo-nos nas mãos da Boa Mãe, especialmente os leigos, leigas e irmãos da Província Santa María de los Andes

ANTERIOR

II Assembleia Internacional da Missão Marist...

PRÓXIMO

Espiritualidade marista...