12 de junho de 2014 EQUADOR

II Assembleia Internacional da Missão Marista

De 22 a 24 de maio de 2014, a grande família marista Norandina reuniu-se em Quito (Equador) e realizou a fase provincial da II AIMM. Integravam o grupo 41 irmãos e leigos procedentes da Venezuela, Equador e Colômbia. Em um ambiente fraterno, e transbordante de alegria pelo encontro, vivemos com esperança esse momento de graça do Instituto Marista com nossos corações dispostos a ser “Maristas novos em missão”.

Os dias do encontro, além de intensos na partilha de fé e vida, foram densos de trabalho e de profundidade em torno dos três eixos temáticos propostos: Espiritualidade, Vocação e Evangelização. Nossos corações se iluminaram com a luz do Evangelho e arderam pelo fogo do Espírito.

Da reflexão partilhada foi possível vislumbrar os “brotos de vida” que germinam em nossa Província e se enriquecem na espiritualidade partilhada por irmãos e leigos (a partir das vocações distintas e complementares), colocadas a serviço da missão que nos desacomoda “em busca de novas terras”, para atender o chamado das crianças e jovens mais necessitados. Dessa forma, queremos ser o “rosto mariano da Igreja”, levando Jesus, como Maria, aos lugares mais distantes.

O nosso desafio é ser testemunhos para os destinatários de nossa missão e para a Igreja, ver o mundo com os olhos das crianças e jovens mais pobres e ter uma presença significativa e próxima em suas vidas, usando nossa voz e nossa força para defender seus direitos e nossa própria vida para que saibam o muito que Deus os ama.

Estamos conscientes de que nosso tempo é agora e o coração da missão marista está em viver os valores do Evangelho, fazendo sentir a presença e o amor de Deus e da Boa Mãe aos Montagne de nosso ambiente. Por isso, cremos que é um desafio expandir nossa ação ao trabalho com as famílias, para propiciar um acompanhamento a partir do amor, do reconhecimento e da aceitação, conscientizando-as de seu peso na formação das crianças e jovens como seus primeiros educadores. 

Convencidos de que “vale a pena viver esta vida Marista”, estamos atentos a Deus para saber o que Ele quer de nós e adequar nossas respostas aos sinais dos tempos. Em sintonia com nossos corações maristas, que palpitam ao ritmo dos tambores da África, unimo-nos em oração pela construção da nova aurora e do futuro da vida marista.

ANTERIOR

Ir. Leandro Cimadon...

PRÓXIMO

Reunião do secretariado ampliado de leigos -...