10 de junho de 2013 MALáSIA

O Nascer de uma nova vida Marista na Ásia

O primeiro encontro da Comissão de Leigos e Irmãos da Ásia, foi realizado nos dias 7 e 8 de maio de 2013 no Centro de Juventude Champagnat, Port Dickson, Malásia. Participaram do encontro os Irmãos Joe Peiris e Ajith Perera da Ásia Sul, Irmãos John Tan, Elmar Rafil e Agnes Reyes da Ásia Oriental e Ir. Ismael Valls do setor Ad Gentes. O Ir. Agnes foi eleito presidente da Comissão para o triênio 2013/2015. O presidente da Conferência Marista da Ásia, Ir. Shanthi Linayage deu um forte apoio e incentivo à Comissão. Tony Clarke, co-diretor do Secretariado dos Leigos, também foi muito apreciado por sua valiosa colaboração e sugestões apontadas. A Comissão foi abençoada por ter em seu meio o recém-nomeado Provincial da Ásia Oriental, Ir. Robert Teoh, que se dispôs a acompanhar os trabalhos e atender as necessidades que pudessem surgir durante o encontro. No final ficou claro o sentimento de gratidão à província da Ásia Oriental por acolher o referido evento.

 

Declaração da Comissão

A Comissão de Leigos Maristas e Irmãos da Ásia que foi estabelecida e é responsável pela Conferência Marista da Ásia (MAC) acredita que "Cristo une a todos nós, como povo de Deus, iguais em dignidade e diverso em nosso serviço e estado de vida” (cf. Em torno da mesma mesa, n º 6, p 25). Respeitosos das diversidades religiosas presente no contexto asiático, nós sentimos "convidados a sonhar, rezar e viver o sonho de Deus juntos." (Em torno da mesma mesa, p . 107)

A fim de responder a este chamado, nós desejamos experimentar e partilhar vida e fé à medida que procuramos:

1. Organizar experiências maristas de formação compartilhada e criar estruturas de formação que facilitem uma compreensão mais profunda da nossa espiritualidade, comunhão e missão.
2. Promover e incentivar oportunidades de formação para os Irmãos para aprofundar a compreensão da identidade Marista leiga e a nova relação entre Irmãos e Leigos Maristas.
3. Intensificar a promoção da vocação laical Marista, especialmente para aqueles que estão envolvidos com o trabalho missionário com os Irmãos.
4. Reforçar o espírito de comunhão, e promover novas experiências de vida em comunidade, a fim de aprofundar a relação mútua e apoio entre Irmãos e Leigos Maristas.
5. Criar caminhos para aprofundar a compreensão e a valorização das diferentes espiritualidades que existem na Ásia.
6. Promover processos de discernimento, a fim de responder ao chamado de Deus para a missão na Ásia.
7. Fortalecer uma rede de comunicação entre os Irmãos e Leigos.
8. Apoiar a promoção da vida Marista leiga em países onde sua identidade e espiritualidade são menos desenvolvidas.
9. Trabalhar em estreita colaboração com o Secretariado dos Leigos para partilhar e comunicar o seu plano.

A Comissão de leigos Maristas e Irmãos na Ásia, afirma a riqueza do dom da vocação Marista compartilhada segundo a espiritualidade legada por Marcelino Champagnat. Com Maria nossa Mãe e nossa Companheira na jornada, a Comissão compromete-se a "ajudar a trazer o amanhecer" de uma nova vida Marista na Ásia.

ANTERIOR

Mística e Profecia...

PRÓXIMO

A nova relação entre Irmãos e Leigos...