22 de outubro de 2009 CASA GERAL

Um abraço e um adeus

Terminado o Capítulo geral, os membros da Casa-geral, com pesar, viram partir os Irmãos capitulares que regressavam às suas Províncias. Pouco a pouco, todos se despediram, deixando a sensação de que se concluía um tempo de convivência e de encontro extraordinários. Os que permaneciam em Roma regressaram a suas ocupações habituais. Os abraços, no aeroporto, foram o último gesto de carinho e fraternidade que pudemos oferecer. Terminara assim um período de encontro que marcará a história de suas vidas.

O Conselho-geral não deu trégua a seus trabalhos. Terminadas as sessões capitulares, o Irmão Superior-geral convocou, durante uma semana, os novos Conselheiros-gerais e também os que haviam terminado seu mandato. Fizeram uma revisão dos temas que era preciso atender imediatamente. Completaram o texto final da Carta que o Capítulo dirigiu aos Irmãos, leigas, leigos e jovens maristas do mundo. Organizaram o calendário de visitas, até o mês de março de 2010, e dedicaram um dia a refletir, com o Sr. Bruce Irvine, sobre o que fora vivido no Capítulo e suas consequências para a animação e o governo do Conselho.

Um pequeno informativo de atividades

Concluídas as intensas sessões de trabalho, no dia 16 de outubro de 2009, o Irmão Superior-geral e seu Conselho, como era costume do Governo anterior, reuniu os membros da Administração-geral, Irmãos, leigas e leigos para informar sobre alguns assuntos tratados, nas primeiras sessões do novo Conselho-geral.

A reunião começou com o Irmão Emili Turú apresentando as imagens de Maria e Marcelino, pintadas a partir da inspiração do espírito do Capítulo geral. As imagens falam de uma atitude e de um estilo de vida que o Capítulo entreviu para o Instituto, nos próximos oito anos. O Irmão Antonio Ramalho convidou os presentes a cantar o ?Sub tuum praesidium? para pedir a proteção de Maria. Em seguida, foi apresentado o DVD elaborado durante o Capítulo pelos Irmãos Toni Torrelles e Feliú Martín. Esse documentário, editado em quatro línguas, traz os momentos mais significativos do Capítulo e uma mensagem do novo Irmão Superior-geral. O Ir. Ernesto Sánchez explicou a metodologia do diálogo e consenso utilizada pelos capitulares. E o Ir. Eugène Kabanguka concluiu a série de intervenções, dando uma visão geral dos conteúdos dos trabalhos capitulares.

O novo Conselho-geral

O Ir. Emili Turú, Superior-geral, comunicou aos membros da Administração-geral que, nas sessões do Conselho, realizadas durante a semana seguida à conclusão do Capítulo, haviam decidido valer-se das atribuições que lhes conferem as Constituições para nomear mais um Conselheiro-geral. Assim, o Ir. Víctor Preciado, nomeado Ecônomo-geral antes do Capítulo, será também, desde agora, Conselheiro-geral. Nas palavras do Ir. Emili, ?cremos que a qualidade humana e espiritual do Ir. Víctor enriquecerá o Conselho, assim como sua reconhecida capacidade, no campo administrativo-financeiro, será particularmente valiosa para o momento que vive o Instituto?.

O Irmão Emili Turú comunicou ainda que o Ir. José Maria Ferre será um seu colaborador muito próximo, como Secretário particular.

ANTERIOR

Novembro de 2009 - Abril de 2010...

PRÓXIMO

Sínodo da África...