26 de março de 2009 GUATEMALA

Linhas de futuro para o governo e a gestão das obras educativas maristas

Como informamos em fevereiro, foi realizado em Guatemala, de 11 a 14 de março, na Casa provincial da Província da América Central, o encontro convocado sob o lema: ?A gestão a serviço da missão e de seu futuro?. Este encontro vem a ser uma continuação daquele celebrado em Campinas (Brasil), em novembro de 2006, em que participaram todas as Províncias da América e quatro da Europa, em torno ao tema ?Estudo e propostas de modelos de gestão para o conjunto das Instituições educativas maristas de uma Província?. Neste encontro participaram 75 pessoas (59 Irmãos e 16 leigos), representando 19 Unidades administrativas (US) da África, América, Europa e Oceania. Os Irmãos Pedro Herreros e Emili Turú representaram o Conselho geral.

Os objetivos propostos para o encontro foram:
? Analisar os modelos de gestão atualmente aplicados em nossas UA e ajudar para que cada Província ou Distrito possa encontrar o modelo que mais lhe convém, em vista de maior vitalidade, viabilidade e dinamismo na missão que desenvolvem.

? Apresentar ao próximo Capítulo geral, se for considerado conveniente, uma proposta de mudança em nosso direito próprio para adaptá-lo ao modo atual de conduzir a missão do Instituto.

Os três primeiros dias foram dedicados ao primeiro objetivo; o último dia foi centrado sobre o segundo. Os participantes constataram que, no Instituto, foi feito um caminho importante, desde o encontro de Campinas, seja na conquista de modelos de governo das obras educativas mais atuais, seja no uso de ferramentas de gestão mais eficazes. Sabendo que não existem modelos universalmente válidos, as UA se escutaram reciprocamente e analisaram sua própria realidade, para identificar o que mais lhes convém.

O encontro terminou com uma série de propostas de mudanças em nossos Estatutos, a serem transmitidas à Comissão preparatória do XXI Capítulo geral.

Agradecemos à Comissão que preparou o encontro, integrada pelos Irmãos: Juan Miguel Anaya (Roma), Wellington Medeiros (Brasil Centro-Norte), Michael Green (Sydney), Juan Ignacio Poyatos (Mediterrânea) e Carlos A. Huidobro (Cruz del Sur), bem como à Província da América Central que acolheu magnificamente a todos os participantes.

ANTERIOR

Cinquentenário da PUC do Paraná...

PRÓXIMO

Tecendo e concretizando sonhos...