25 de março de 2009 BRASIL

Cinquentenário da PUC do Paraná

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com sede principal em Curitiba, Brasil, previu um amplo programa para celebrar o Cinquentenário de sua fundação, em 1959. Entre os atos programados para significativa data, destaca-se a solene entrega do título de ?Doctor honoris causa? concedido ao Irmão Seán Sammon, Superior geral dos Irmãos maristas. Este reconhecimento teve lugar no dia 13 de março de 2009. O ato foi solenizado com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, Exa. Revma. Dom Lorenzo Baldisseri, do Grão-Chanceler da PUCPR e Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr Vitti, do Reitor Prof. Clemente Ivo Juliatto, do Provincial da Província marista do Brasil Centro-Sul, Ir. Davide Pedri, do Presidente da Associação Paranaense de Cultura, Professor Ir. Dario Bortolini e demais autoridades da Universidade.

O Reitor da Universidade, Irmão Clemente Ivo Juliatto, sublinhou que a outorga desse prêmio ao Ir. Seán Sammon é uma honra para a instituição. A Universidade reconhece que muitos méritos pessoais do Ir. Seán tornam-no credor do título. Sublinhou a vida dedicada à ciência do espírito e à espiritualidade. ?Sua vida foi orientada por dois princípios: a ciência e a fé. Com a psicologia, o Ir. Seán tratou de entender o ser humano para levá-lo a Deus; com o conhecimento profundo da vida religiosa, tratou de aproximar-se do mistério de Deus para orientar os homens?.

O Ir. Seán Sammon, por sua vez, afirmou aceitar a distinção ?em nome próprio e em nome da comunidade marista?. Agradeceu, pessoalmente e em nome de todo o Instituto marista, a homenagem recebida e expressou seu respeito e admiração pela PUCPR. ?Tenho certeza de que esta Universidade vai celebrar muitos e muitos anos de vida?. Em sua intervenção sublinhou as três dimensões dessa obra que é ?universidade?, é ?católica? e é ?marista?.

Ponderou ainda que as universidades estão entre as instituições mais duradouras do mundo. Estas instituições não são escolas profissionais, nem seminários, nem lugares para a simples capacitação profissional ? ainda que, por vezes, se pareçam com cada uma dessas formas. Elas são comunidades de pessoas às quais foi confiada a tarefa de ensinar os jovens a sonhar, a ir além do que sabem e a imaginar o que poderia ser possível, mesmo se de início possa parecer impossível. ?A missão de qualquer centro de ensino superior envolve, pois, o coração e não apenas a mente e as mãos?, acrescentou o Irmão Seán.

Afirmou que a Universidade marista é herdeira da tradição de São Marcelino e é chamada a continuar o trabalho com os pobres, como ele começou. A universidade há de ser a consciência pública a lembrar ao conjunto da sociedade sua obrigação de cuidar e de ser parte da vida das pessoas marginalizadas, das que têm muito menos que outras, na sociedade.

O programa de eventos para solenizar o histórico aniversário da Universidade incluía a Aula Inaugural do novo Mestrado em Teologia, pelo Núncio Apostólico do Brasil; Missa solene comemorativa, presidida pelo Núncio Apostólico e pelo Arcebispo de Curitiba; uma homenagem prestada pela Câmara municipal de Curitiba, um passeio ciclístico, a inauguração do Painel PUCPR 50 Anos e a plantação de árvore comemorativa, o lançamento de um selo comemorativo, um concerto da Orquestra da Universidade e o lançamento de várias publicações relacionadas aos 50 anos da PUCPR.


Discurso do Ir. Seán – Doc Word – 50 kb
Inglês | Espanol | Francês | Português
Discurso do Ir. Clemente Ivo Juliatto – Doc Word – 70 kb
Inglés | Espanhol | Francês | Português

ANTERIOR

Uma entrevista com a equipe de Manziana...

PRÓXIMO

Linhas de futuro para o governo e a gestão d...