16 de março de 2009 ESPANHA

Província marista « Mediterrânea »

Por ocasião do Ano de Espiritualidade, a Província « Mediterrânea » organizou atividades capazes de ajudar os Irmãos e os leigos (as) a crescerem nessa dimensão tão importante para a vida. Por isso, irmãos e leigos (as) se uniram a todo o Instituto para alguns atos, especialmente as orações de abertura e de encerramento. A Província também ofereceu propostas de formação para Irmãos e leigos (as). A publicação do documento ?Água da Rocha? foi um estímulo para o aprofundamento de nossa espiritualidade.

Eis algumas atividades que nos ajudaram:

1. Projeto comunitário ? O projeto comunitário do ano escolar 2007-2008 teve como tema central a espiritualidade. A Comissão provincial da Vida comunitária apresentou subsídios: o 2º capítulo de ?Água da Rocha e a Espiritualidade nos documentos do Instituto?. Enriquecidos com a reflexão partilhada desses documentos e tomando como ponto de partida o Plano provincial do Ano de Espiritualidade, cada comunidade estabeleceu objetivos e meios para fortalecer a vida comunitária, durante o ano, especialmente a espiritualidade.

2. Itinerários de formação ? Se o Ano de Espiritualidade foi importante para nós, foi sem dúvida por esse motivo; com efeito, ajudou-nos a lançar o projeto que preparávamos há meses: os itinerários de formação. Foi um modo de concretizar uma vez mais o primeiro apelo do Capítulo: centrar apaixonadamente nossas vidas e nossas comunidades em Jesus Cristo, como Maria. E, para isso, efetivar processos de crescimento humano e de conversão. Com essa orientação do XX Capítulo geral, decidimos lançar essa nova maneira de reforçar a formação permanente dos Irmãos: como processo de formação. Neste ano oferecemos três itinerários.

O primeiro foi centrado na Espiritualidade e tinha por objetivo viver a experiência de Deus na oração e na vida de todos os dias. Compreendia uma palestra inicial do Pe. Dario Mollá, sj, e um trabalho pessoal ao longo do ano escolar, com o envio repetido de material sobre o documento Água da Rocha. Participaram neste itinerário 34 Irmãos espanhois e italianos.

O segundo itinerário foi centrado sobre o Crescimento humano. Dirigido pelo Pe. Carlos Dominguez, o tema revelou-se um meio muito bom para a integração dos aspectos humanos e religiosos, no crescimento da pessoa. Foi feito por um grupo de 8 Irmãos que realizaram três encontros ao longo do ano escolar. O material disponível para o trabalho, ao longo do ano, foi baseado em alguns livros do Pe. Carlos: Os registros do desejo, A aventura do celibato evangélico e Crer segundo Freud.

O terceiro itinerário denominava-se Espiritualidade do leigo marista, e foi dirigido por M. Julio López, da fraternidade de Denia (Alicante). Foi acompanhado por 25 leigos que se encontraram duas vezes. Graças a trabalhos pessoais aprofundaram a espiritualidade marista e a maneira de vivê-la, a partir de sua experiência de leigos.

3. Espiritualidade para as comunidades educativas ? O objetivo dessa terceira atividade era o de dar a conhecer a espiritualidade marista a todos os membros da comunidade educativa de nossas obras. Seguindo uma metodologia semelhante àquela da Assembleia da Missão marista, a equipe responsável procurou uma motivação para o trabalho a realizar e convidou algumas pessoas: Irmãos, professores, pais, catequistas, membros de fraternidades…, para participar de três sessões ? em nível local ? com o objetivo de aprofundar em grupo a espiritualidade marista. Para cada encontro havia um documento motivador indicando pistas para a reflexão e intercâmbio, em grupo. A sessão terminava por uma oração comunitária e a entrega de algumas passagens de ?Água da Rocha?, para a reflexão e oração pessoais, em casa. Os três temas foram: Olhos para ver (Os jovens e a espiritualidade); Uma questão de coração (Vida comunitária e família); Portadores de fogo (a missão).

Foram criados grupos de reflexão sobre a espiritualidade marista, em todas as obras da Província. Mais de 400 pessoas participaram dos trabalhos.

4. Retiros sobre a espiritualidade marista. Os retiros de verão, em nossa Província, foram centrados sobre o tema da espiritualidade como meio de aprofundar mais calmamente o tema que nos ocupou ao longo do ano escolar. Cada dia do retiro foi consagrado a um capítulo de ?Água da Rocha?, o que nos permitiu refletir com profundidade sobre os temas tratados pelo documento. O mesmo esquema foi utilizado nos retiros para Irmãos como nos dois retiros para Irmãos e leigos, feitos, anualmente, na Província.

Podemos afirmar que o ano de Espiritualidade ajudou aos Irmãos e leigos da Província no aprofundamento e na partilha desse tema muito importante em nossas vidas. A riqueza humana daqueles e daquelas que participaram nas diversas atividades ajudou a lograr um bom nível de comunicação e de profundidade no estudo dos temas. Por outra, os Itinerários de formação inauguraram uma nova maneira ? sob forma de processo ? de reforçar o crescimento humano e espiritual dos Irmãos e leigos.

____________
Ir. Juan Carlos Fuertes

ANTERIOR

O encontro com Deus em ?Água da Rocha?...

PRÓXIMO

Preparação do Capítulo Geral...