11 de março de 2009 ESPANHA

Um percurso espiritual para 19 irmãos

?Los Negrales? é pequena localidade pertencente a Villalba e Alpedrete, na província de Madrid-ES. Dista uns 12 km de nossa casa de SL de El Escorial. O curso HORIZONTES, ora em andamento, se realiza na casa dos Padres Claretianos.

Iniciamos o encontro no dia 05 de fevereiro pp., pela tarde, com cálida acolhida dos Irmãos da coordenação José Javier Espinosa Marticorena (América Central), Afonso Levis (Brasil Centro-Sul), Alfredo Villanueva Sainz (Ibérica). Os 19 Irmãos participantes provêm de diversos países e distintas províncias maristas: Fernando Alés Portillo (Mediterrânea), John Arrieta López (Norandina), Andrés Barrera Boatas (L´Hermitage), Murilo Bertoldi e Antonio Martins Teles (Brasil Centro-Sul), Cláudio Jairo Gomes Espínola e Vitor Pravato (Brasil Centro-Norte), Eduardo Brondo González e Ernesto Nande Guzmán (México Ocidental), José Luis Castillo Núñez, Juan Jesús Franco Hernández e Salvador González Cardona (México Central), Manuel Jesús Matilla Valdueza, Gerardo José Munguía González e Francisco Javier Otero Petite (América Central), Angel Cuevas Pérez e João Pedro Santos Pereira (Compostela), Germán Rozas Nesprías (Cruz del Sur), Rubén Velázquez Coronel (Distrito do Paraguai).

Durante os primeiros dias, tomamos conhecimento da casa, organizamos os horários, serviços e encargos para construir ambiente favorável ao trabalho de aprofundamento dos dois meses de curso.

A fim de favorecer o entrosamento e o espírito de família, realizamos o primeiro passeio comunitário a Segóvia. As marcas da história romana, da cultura muçulmana, judia e cristã despertaram interesse e surpreenderam. Visitamos o imponente Aqueduto, a Catedral, a Fortaleza, o Palácio Santo Ildefonso, e o convento onde repousam os restos mortais de São João da Cruz, um dos grandes místicos da história.

?Horizontes? procura fazer-nos penetrar em nossa própria vida a fim de descobrir a presença de Jesus Cristo em nossa história, e deste modo, deixar-nos conduzir até onde o Amor do Mestre nos quiser levar.

Duas semanas de intenso trabalho já se passaram desde que iniciamos o processo desafiador de subir, em cada semana, um dos montes bíblicos a fim de descobrir o horizonte que cada um deles descortina. O monte Nebo nos permitiu vislumbrar nossa vida como história sagrada. O Ir Javier convidou-nos a descobrir, recriar e rezar por meio de símbolos, os diversos aspectos de nossa vida. O monte Horeb possibilitou-nos reconhecer quem somos. O padre José Luis Martínez (agostiniano) nos ajudou a entrar em contato com o específico de nossa etapa evolutiva, e com os dinamismos possíveis do cuidado próprio de cada um, e da madura abertura aos outros e a Deus. O Ir Lluis Serra (marista) explicou-nos o eneagrama a fim de proporcionar-nos elementos de autoconhecimento e de crescimento espiritual. O monte Sinai nos desafia a centrar nosso coração em Jesus Cristo e a realizar uma leitura de nossa espiritualidade mariana e apostólica. O Ir Benito Arbués nos guiou nesse belo processo de descobrir a passagem de Deus em nossa vida e na vida dos homens e mulheres do mundo.

ANTERIOR

Novos passos da União Marista do Brasil...

PRÓXIMO

Chamados a viver a missão...