7 de fevereiro de 2006 VATICANO

Consagrados são para o Papa «sinal eloqüente» de pertença a Deus

O primeiro serviço que os consagrados oferecem é o de mostrar uma vida totalmente entregue a Deus, constatou Bento XVI, durante a Jornada Mundial da Vida Consagrada.
Esta celebração, que acontece por ocasião da festa da apresentação de Jesus no Templo, foi para o Papa «uma adequada ocasião para louvar o Senhor e dar-lhe graças pelo dom inestimável que a vida consagrada representa em suas diferentes formas».

Esta Jornada, acrescentou, é «ao mesmo tempo um estímulo para promover em todo o povo de Deus o conhecimento e a estima por quem está totalmente consagrado a Deus», acrescentou na homilia que pronunciou na missa vespertina, celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
«Assim como a vida de Jesus, em sua obediência e entrega ao Pai, é parábola viva do ?Deus conosco?, do mesmo modo a concreta entrega das pessoas consagradas a Deus e aos irmãos converte-se em sinal eloqüente da presença do Reino de Deus para o mundo de hoje», assegurou.

«Sua maneira de viver e atuar é capaz de manifestar sem atenuantes a plena pertença ao único Senhor», indicou.
«Sua completa entrega nas mãos de Cristo e de sua Igreja é um anúncio forte e claro da presença de Deus em uma linguagem compreensível também para nossos contemporâneos».
O bispo de Roma insistiu em que «este é o primeiro serviço que a vida consagrada faz à Igreja e ao mundo».
«Dentro do povo de Deus», acrescentou, os consagrados são «como sentinelas que vislumbram a nova vida já presente na história».

A missa esteve precedida pela liturgia da luz, na qual se acenderam e abençoaram as velas, e depois começou a procissão.
Em todo o mundo, os religiosos e as religiosas são um milhão (segundo as estatísticas da Santa Sé, 1.045.364). Dentre eles, 137.409 são religiosos sacerdotes; 524 religiosos diáconos permanentes; 54.620 religiosos professos; 776.269 religiosas professas, 47.626 monjas de vida contemplativa; 28.916 membros de institutos seculares.
No total, os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica são 1.821, dos quais 1.407 são institutos religiosos femininos. A estes há que acrescentar 3.529 mosteiros de vida contemplativa.


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006 (ZENIT.org)

ANTERIOR

Nossa Senhora está presente em cada rosto e ...

PRÓXIMO

A vida religiosa hoje: nossa vida espiritual ...