Clemente Ivo Juliatto
Nasceu em 16 de agosto de 1940, em São José dos Pinhais, filho de Ulisses Juliatto e Maria Bassa Juliatto. Formou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi professor nos colégios maristas de São Paulo, Ribeirão Preto, Franca e Uberaba. Diretor-geral do Colégio Marista de Londrina. Atuou como professor convidado no mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina e no mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na PUCPR, foi vice-reitor para Assuntos Comunitários e Estudantis e presidiu a Sociedade Paranaense de Cultura, mantenedora da Universidade. Foi pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e presidente da Fundação Nossa Senhora do Rocio, mantenedora das emissoras que integram o Sistema Clube de Rádio.
Poliglota, foi mestre em Artes e Educação e doutor em Educação pela Columbia University, New York, USA. E, em 1990, fez o pós-doutorado em Administração Universitária pela Havard University, Cambridge, Massachussets, USA, e pela Universidade de Londres (Inglaterra), em 2006.
Em 1998, assumiu a Reitoria da PUCPR e em 1999 a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Foi reitor da PUCPR por 16 anos e sempre fez contribuições significativas à instituição.
_________________
O Ir. Antonio Benedito de Oliveira, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, e o Ir. Pedro Wolter, Animador da Residência Marista São José, comunicam, com pesar, o falecimento do Ir. CLEMENTE IVO JULIATTO, ocorrido no dia 29 de maio de 2022, no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, PR, de falência múltipla de órgãos, decorrente de doença maligna do pâncreas, com metástase no fígado. Tinha 81 anos de idade e 64 anos de Vida Religiosa Consagrada Marista. Está sendo velado na Paróquia Jesus Mestre da PUCPR e será sepultado no jazigo dos Irmãos Maristas, no cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, PR. O Ir. Clemente nasceu no dia 16 de agosto de 1940 na Colônia Murici, em São José dos Pinhais, PR. Era filho de Ulysses Juliatto e Maria Bassa.
Disse um filósofo que “a morte e a vida não são contrárias, mas irmãs, e que a reverência à vida exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja partir”. Esse era o sentimento e a convicção do Ir. Clemente.
O que é um Irmão, segundo São M. Champagnat, deixa transparecer claramente quem foi o Ir. Clemente – “Um Irmão é uma alma predestinada a uma grande piedade, a uma vida muito pura, a uma sólida virtude; uma alma sobre a qual Deus tem desígnios particulares
de misericórdia; uma alma chamada a conhecer Jesus Cristo, a amar a Deus, a devotar-se por inteiro e para sempre ao serviço de Deus; uma alma destinada à grande glória e que nada pode satisfazê-la sobre a terra.” E, reconhecemos, essa foi mesmo a existência e trajetória do saudoso Ir. Clemente! Como Jesus, “passou por este mundo fazendo o bem”, cf. At 10,38.
A morte nos desperta a peregrinar nesse mundo em favor da vida, internalizando o viver, o sofrer e o morrer dos entes queridos. Consagrado a Deus, ele foi acolhido na Casa do Pai, no domingo da Ascensão do Senhor, sob a especial proteção de Maria, a Boa Mãe, que o acompanhou no ministério universitário da PUCPR.
Ir. Benê Oliveira, fms – Animador Provincial