2011-07-28

Brasil Centro-Norte realiza semana vocacional

BrasilEm comunhão com o Ano Mariano, realizaremos, em toda a Província Marista Brasil Centro-Norte, a Semana Vocacional 2011, momento pastoral-pedagógico que tem por objetivo refletir sobre a vocação numa perspectiva integral e humanizadora. O tema que norteará essa semana, definido pela Coordenação de Animação Vocacional, é Vocação: Com Maria, há que se cuidar da vida, e o lema: “Não tenha medo” (Lc 1,30).

Seja na dimensão da vocação fundamental e/ou especifica, somos interpelados por Deus a dar uma resposta autêntica ao seu chamado. Ele nos convida a discernir a nossa vocação do jeito de Maria que, atenta ao chamado de Deus, superou seus medos e se tornou primeira discípulamissionária.

A vocação de Maria nos aponta virtudes cardeais no cuidado com a vida: coragem, simplicidade, humildade, amor, ousadia, obediência, serviço, disponibilidade, gratuidade, entre outros.

A resposta ao chamado de Deus nos remete a dar um sentido verdadeiro a nossa existência. Implica uma abertura dialética para consigo mesmo, com os outros, com a natureza e o transcendente. Pois, vocação é o chamado de Deus que tem como intenção a realização plena da pessoa humana. É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão, para ser feliz.

A vocação, segundo Oliveira (2000), não é algo abstrato, mas uma resposta que acontece no “aqui e agora” da vida: no trabalho, no lazer, na relação com o transcendente, na busca do desenvolvimento, na relação entre as pessoas do grupo e dele com outros grupos, e assim por diante. Não se pode confundir vocação com o exercício de uma profissão, embora ambas estejam inter-relacionadas. A profissão é apenas um meio que pode favorecer a realização da vocação.

Ainda que nem sempre o contexto favoreça essa sintonia, o ideal seria, segundo Oliveira (2000), que a profissão fosse escolhida a partir da consciência vocacional da pessoa e, dessa forma, se tornasse expressão viva de autorrealização, do desejo de servir, da vivência da missão e da promoção da vida.

Há uma frase anônima que diz: Vocação acertada, futuro feliz! Tal frase nos desestabiliza e nos convida a fazer uma parada reflexiva para responder questões fundamentais da nossa existência: Qual o sentido autêntico da minha vida? O que tenho feito para cuidar da minha vocação? Aliás, qual é a minha vocação? O que Maria nos ajuda no cuidado com a vida?

Enfim, a Semana Vocacional é um tempo fecundo para os nossos educandos aprenderem com Maria a cuidar da vocação e da vida. Um tempo propício para nós, educadores, revisitarmos os nossos projetos de vida e missão, e redescobrirmos as motivações que nos trouxeram até aqui.

Fazemos um apelo especial a você, educador: leve essa reflexão para o ambiente da sala de aula, aos corredores, intervalos e, principalmente, aos corações dos nossos educandos.

Oxalá, com Maria, aprendamos a superar os nossos medos, a cuidar da vida e sermos sinais vivos da presença amorosa de Deus em meio às crianças, aos adolescentes e jovens Maristas.

Que Maria, a nossa Boa Mãe, nos ajude a cuidar da vida.

 

Período de realização: 15 a 20 de agosto

Cada Unidade/Comunidade Marista e Eclesial organizará um cronograma para que a ação tenha assegurada a dimensão da processualidade. É importante assegurar momentos de partilha com os/as educadores/as, funcionários/as, crianças, jovens e adultos. Proporcionar interação das diversas pastorais da Unidade/Comunidade com o tema e reflexão da semana, garantindo que esses momentos despertem o interesse dos jovens em participarem do Núcleo de Animação Vocacional – NAV.

 

Outras informações e materiais podem ser encontrados no site http://sites.marista.edu.br/semanavocacional

PREV

Boletim Marista Social Edição 37...

NEXT

Himno oficial del Encuentro Internacional de ...