2020-08-03 BOLIVIA

Crônicas de julho do Noviciado de Cochabamba

Cochabamba, Bolívia – Julho 2020

Noviciado da Região América Sul

 

Retiro

Os noviços, de 29/6 a 5/7, realizaram o primeiro retiro do ano, seguindo a proposta de Santo Inácio de Loyola. O Irmão Gustavo, do primeiro ano, fez o retiro da Primeira Semana (Princípio e Fundamento), orientado pelo Irmão Isidro Azpeleta. Os noviços do segundo ano, que vivenciaram o tema da Terceira Semana (Seguimento de Cristo no Mistério Pascal), foram orientados, virtualmente, pelo padre jesuíta, Osvaldo Chirveches.

Os almoços e jantares, durante os sete dias, foram preparados pelo Irmão Rubens, auxiliado pelo Irmão Otalivio; o Irmão Isidro preparou um dos jantares.

Durante o retiro, o Irmão Isidro acompanhou a experiência de oração de Gustavo, o Irmão Rubens de Nathan, Carlos, Donavan e Bruno e o Irmão Otalivio de Gilbert, Jefferson e José.


 

Curso para acompanhadores de Exercícios Espirituais

O Centro de Espiritualidade Inaciana, de Cochabamba, neste ano, em tempos de pandemia, está promovendo, virtualmente, três cursos. Um primeiro, que teve início no dia 2 de julho, com o término previsto para o dia 4 de agosto; um segundo, sobre Formação Teológico-espiritual, a ser desenvolvido ao longo do mês de agosto; um terceiro sobre o Mundo Emocional e Sexual, a ser realizado em setembro.

Esse primeiro curso para Acompanhadores de Exercícios Espirituais, segundo a proposta de Santo Inácio de Loyola, contou com a participação da maioria dos membros da comunidade do noviciado.

Ao longo do mês, com dois encontros virtuais semanais, e posteriores trabalhos em nível pessoal, foram abordadas as seguintes temáticas: introdução à dinâmicas dos Exercícios, princípio e fundamento, vida de Jesus Cristo, as duas bandeiras, as regras do discernimento, a eleição, a contemplação para alcançar amor.


 

Encontro de Noviciados

No dia 24 de julho, aconteceu o segundo encontro virtual, entre os membros do Noviciado de Cochabamba e do Noviciado de Medellín.

O encontro, dinamizado pelo Noviciado de Cochabamba, que teve como tema a Exortação Apostólica Pós-sinodal Querida Amazônia, foi iniciado com um momento de espiritualidade, por meio do cântico “tudo está interligado nesta casa comum”. Após introdução, foram apresentados os sonhos sociais, ecológicos, culturais e eclesiais, desenvolvidos na Exortação Apostólica.

O próximo encontro, está previsto para o dia 18 de agosto, a ser coordenado pelo Noviciado de Medellín; serão apresentados Propósitos da Conferência de Medellín para os Maristas e a Igreja nos dias de Hoje, ou a realidade da região marista Arco-Norte.


 

Experiência Apostólica

Previa-se para o segundo semestre desse ano, a exemplo dos anos anteriores, que os noviços do 2º ano realizariam a experiência apostólica num dos países da Região América Sul. Devido à pandemia, a experiência, realizada virtualmente, teve o seu início no final de julho.

Os noviços, tendo uma comunidade marista e um irmão e/ou um leigo de referência, ficaram assim distribuídos: Nathan no Peru, Gilbert na Região Amazônica, Donavan Paraguai, Jefferson Uruguai, Carlos Argentina, Bruno Bolívia e José o Chile.


 

Encontro virtual com o irmão Pablo

Para o segundo semestre, ficou combinado que, em cada quarta-feira, no período da manhã, haverá um tema de estudo, de preferência relacionado à temática da Igreja, no respectivo mês. Por exemplo, em agosto, as vocações, em setembro, Bíblia.

O primeiro encontro aconteceu no dia 29 de julho, ocasião em que tivemos a oportunidade de ouvir o Irmão Pablo González Franco, futuro Provincial da Província Santa María de los Andes.

Durante o encontro, o Irmão Pablo apresentou detalhes da presença marista no Peru, com destaque à Universidade Champagnat.

Os Irmãos Maristas chegaram no Peru, em 1909. No ano de 1948 foi criada a Escola Normal (Magistério) de verão, destinada a membros da Congregação Marista. Em 1974 a Escola foi transferida para Lima, com o nome de Instituto Superior Pedagógico Marcelino Champagnat, ocasião em que membros de outras congregações passaram a frequentá-la.

Como alguns estudantes, devido às distâncias, encontravam dificuldades para frequentá-la, abriu-se um programa de verão, com duração de dois meses.

Em 1990, surgiu, em Lima, a Universidade Marcelino Champagnat, oferecendo hoje a faculdade de Educação, Contabilidade, Psicologia e Administração. Mantém ainda, na Região Amazônica, o Projeto Especial Datem do Marañon, Alto Amazonas, Loreto, Condorcanqui. Atende, de forma gratuita, estudantes indígenas, empregando, no primeiro período do dia, o idioma espanhol, e, na parte da tarde, os idiomas dos povos originários da região.

_________________

Irmão Otalivio Sarturi

PREV

Friday Notes Newsletter - July 31, 2020...

NEXT

Anuario del Secretariado de Misión, Sector C...