2023-05-25 BRAZIL

Livro do Ir. Sebastião Ferrarini sobre a Amazônia

O Ir. Sebastião Ferrarini, da Província Brasil Sul-Amazônia, lançou, pela Edições Loyola, um livro com o título AMAZÔNIA, BERÇO ACOLHEDOR DE TANTA VIDA – AS DIFERENTES DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA.

Após uma breve introdução p/ situar geográfica e historicamente o leitor em relação à região da Amazônia, os capítulos deste livro abordam as dimensões da violência a que esse bioma foi e é constantemente submetido. Constata-se que, cf. avançam os conceitos de cultura, civilização, progresso e mercado, essa violência histórica vai manifestando as suas diferentes facetas, tendo se acentuado de forma impressionante nos últimos 50 anos.

Atualmente, todo o bioma, incluindo a estrutura de terras, águas, flora, fauna e seres humanos (povos originários, quilombolas, ribeirinhos, pequenos agricultores, imigrantes…) sofrem violências na medida em que são considerados obstáculos ao avanço do grande capital. Todo esse processo tem colocado em risco até mesmo a própria viabilidade do ser humano no planeta. No último capítulo são apontadas algumas contribuições vitais do bioma.

 

PREV

México Central - Boletín Quincenal No. 98...

NEXT

Christlife newsletter / Vol 125 - Marist Asso...