2015-09-28

Novo vídeo da Campanha Defenda-se explica para crianças a diferença entre carinhos saudáveis e abusivos

O Conteúdo faz parte de série de vídeos voltados a crianças de 5 a 12 anos, com orientações sobre como elas podem se prevenir da violência sexual

Na semana que marca as mobilizações em torno do Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, 23 de setembro, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, dá continuidade à série de vídeos educativos sobre a autodefesa de crianças contra a violência sexual e lança o 9° vídeo da Campanha Defenda-se.

A nova história visa chamar a atenção das crianças para os carinhos saudáveis e quais podem ser abusivos. “Até o momento, a Campanha Defenda-se centrou esforços em ilustrar situações que as crianças devem evitar para defenderem-se do abuso e da exploração sexual. Por isso, neste novo vídeo decidimos inovar na linguagem amigável criando uma história que mostrasse situações de afeto recíproco entre crianças e adultos, a fim de diferenciá-las de situações de “carinho” abusivo.”, conta Vinícius Gallon, coordenador da Campanha.

Por meio da parceria com a Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI Cono Sur) e a ONG chilena Raíces, o vídeo também será lançado com legendas em espanhol. A série de vídeos está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com.

Sobre a Campanha:

A campanha Defenda-se contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos de versão amigável. Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, seja relatando a violência para alguém de confiança ou fazendo a denúncia diretamente para canais de denúncia como o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.

As dicas das animações são:

1 – Não tenha medo nem vergonha de se defender
2 – Proteja sua imagem
3 – Não aceite carona de estranhos
4 – Não dê informações pessoais a quem você não conhece
5 – Conheça e proteja o seu corpo
6 – Não aceite dinheiro ou presente em troca de carinhos
7 – No carnaval e nas férias, fique mais atento com sua autodefesa
8 – Conheça e acesse os canais de denúncia
9 – Identifique quais carinhos são bons e quais são abusivos

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista (Província Brasil Centro-Sul). A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

PREV

Maristas en las zonas afectadas por el terrem...

NEXT

Revista Soñemos Juntos: Buscar a Dios (Prov ...