2014-08-06

PUCRS está alinhada com as diretrizes do Encontro Internacional de Reitores

As ações desenvolvidas pela PUCRS nas áreas de ensino, pesquisa e extensão “estão muito alinhadas com as questões-chave abordadas no 3º Encontro Internacional de Reitores Universia”. A avaliação é feita pelo Reitor Joaquim Clotet sobre o evento que reuniu mais de 1.100 reitores de 33 países no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de julho. Como resultado das apresentações, foi publicada a Carta Universia 2014, com as tendências para o Ensino Superior.

Na opinião de Clotet, o 3º Encontro Internacional de Reitores Universia “foi um evento singular, pela numerosa participação e pelo leque de temas relevantes para as universidades dos cinco continentes e, de modo especial, para a América Latina.” Ele ressalta que as apresentações e os debates realizados levantaram aspectos de grande importância na atualidade, como a internacionalização, o uso intensivo das tecnologias da informação e da comunicação, o relacionamento com a sociedade e uma maior sinergia entre as universidades dos países de fala hispânica e lusófona.

Um aspecto básico que diz respeito à internacionalização é o domínio e o uso da língua inglesa. “Se na Idade Média a tecnologia, as humanidades e as ciências eram veiculadas em latim, na sociedade do conhecimento esse protagonismo é próprio do inglês. Artigos e publicações relevantes não podem prescindir dessa linguagem internacional. A universidade que não incluir esse idioma em atividades de docência, pesquisa e comunicação dificilmente poderá ser reconhecida como instituição de excelência ou de classe mundial”, afirma o Reitor.

Tecnologias da Informação e Comunicação

O uso intensivo das tecnologias da informação e da comunicação é essencial para as diversas práticas universitárias, pois elas devem permear o ensino e a pesquisa. “O professor passa a ser o incentivador pelo seu exemplo do uso das TICs, garantindo aos alunos maior autonomia para o aprofundamento das ciências e das artes. As tecnologias, porém, são apenas um instrumento, e não um fim em si mesmas. Elas existem para que o ensino e a pesquisa sejam mais eficientes”, avalia Clotet.

Plataforma Miríada X

Neste 3º Encontro, a PUCRS destacou-se por ser, no Brasil, uma das universidades pioneiras a firmar convênio com a MiríadaX, primeira plataforma líder junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) de Moocs em língua portuguesa. Este recurso é uma tendência mundial de aprendizagem colaborativa, aberta e gratuita, utilizando o conceito de massive open on-line courses (Mooc’s) – cursos on-lineabertos a todos. Os Moocs não preveem o contato on-line com professores. Uma das principais vantagens desse tipo de curso é o fato de que podem ser realizados em qualquer lugar onde houver conexão com a internet, sem exigir um diploma prévio. Além disso, são gratuitos e, na hora da conclusão, o aluno não é avaliado. Porém, para receber um certificado, o aluno deverá pagar uma pequena taxa. “Os cursos on-line, elaborados por professores de diferentes universidades, abordam conteúdos relevantes das mais variadas áreas do conhecimento e são reconhecidos pela comissão de cursos do Universia”, atesta o Reitor. Ele destaca ainda que essa modalidade de capacitação é muito oferecida por universidades de referência, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Stanford, nos EUA, e a Universidad de Cantabria, na Espanha. A PUCRS deve disponibilizar os primeiros cursos ainda no segundo semestre de 2014.

class=imgshadow

____________
Por Eduardo Borba | ASCOM PUCRS

PREV

Marist Youth Ministry of Nyanga High School R...

NEXT

Missão Educativa Marista - Colégio Marista ...