Carta de Marcelino – 292

Marcellin Champagnat

1839-10-31

Estava para ser satisfeito o pedido de 1837, do pároco Dumas. (Cf. Carta no 121). Logo após o retiro de 1839 e a eleição do Irmão François e de seus dois Assistentes, os Irmãos Hilarion e Maurice foram mandados a Usson e a Craponne para se certificarem se tudo estava pronto para as aulas do novo ano letivo. Chegaram lá, depois deles, três outros Irmãos, mais cedo do que esperava o Padre Dumas. Eles devem ter levado em mãos esta carta. Nela Champagnat pede ao pároco que complete com os 700 francos que faltam (dos 1.200), a jóia de fundação que deve ser paga antes de dar início a uma nova escola. Tudo vem assentado no livro de contas: Os primeiros 500 fr. foram pagos em 24 de outubro; os 700 restantes, no dia 25.

Senhor Pároco,
Nossos queridos Irmãos partem hoje para Usson. Sei que o senhor terá para com eles todas as atenções de um pai amoroso, de um pastor caridoso e cheio de ardor, eis porque eu os confio ao senhor com muito prazer. Desejo ardentemente que correspondam a seus anseios e aos dos benfeitores do seu estabelecimento, procurando formar o coração de sua interessante juventude, mais ainda na virtude do que na ciência.
Espero que o senhor tenha a amabilidade de nos remeter quanto antes os 700 francos, jóia de fundação, que estão para ser pagos. Além das nossas necessidades que são das mais prementes, queremos também manter regularmente o costume de fazer pagar estes gastos antes da abertura das aulas. Fazemos assim em qualquer lugar onde atuamos. Se for mais cômodo para o senhor, pode depositar a quantia em Saint-Etienne ou em Valbenoite.
Digne-se aceitar…

Edição: Marcelino Champagnat. Cartas - SIMAR, São Paulo, 1997

fonte: Daprès la minute, AFM, RCLA 1, pp. 144-145, nº 185

ANTERIOR

Carta de Marcelino - 290...

PRÓXIMO

Carta de Marcelino - 293...