3 de fevereiro de 2020 COSTA DO MARFIM

Sensibilização dos estudantes de Bouaké sobre o abuso de drogas e a não-violência

Os alunos do Colégio Champagnat Bouaké, Costa do Marfim (Distrito Marista da África do Oeste), foram sensibilizados para os riscos ligados ao abuso de drogas e ao comportamento violento para com seus colegas de classe, na quarta-feira, 29 de janeiro de 2020. Este tema foi animado pela advogada Reine Kouamé. Durante a sua palestra, ela identificou os diferentes tipos de drogas e seus efeitos sobre os jovens. Ela também explicou os diferentes tipos de violência (verbal, física, material, sexual, social e cibernética) e encorajou os estudantes a sempre resolverem os conflitos de forma amigável e a usarem técnicas não violentas tanto quanto possível.

Além disso, Reine Kouamé citou o código penal do país para explicar os vários riscos associados ao abuso de drogas e aos danos a terceiros. Certos comportamentos violentos são puníveis com até cinco anos de prisão. Um aluno culpado pela sua violência e viciado em drogas pode ser expulso da escola e arriscar o seu futuro. No final da palestra os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas para esclarecer a questão. Os alunos então se comprometeram a ser sóbrios e aplicar a não-violência em suas vidas, porque são os líderes de amanhã.

Este seminário foi possível graças à colaboração entre a YCS (Jovens Estudantes Católicos) da Paróquia de São Paulo em Gonfreville – Bouaké e o Centro Escolar São Marcelino Champagnat. Gostaríamos de agradecer à ONG SED através da Fundação Real Madrid, que atualmente apoia atividades esportivas e extracurriculares nos colégios maristas da Costa do Marfim.

____________

Irmão Cho Nchang

ANTERIOR

III semana de formação do curso de Líderes...

PRÓXIMO

Novos Horizontes para um modelo de educação...