21 de março de 2022 CASA GERAL

Tudo está conectado… Somos Família Global

Ir. Pablo González Franco – Região América Sul
Leia mais sobre Conferência Geral

A segunda semana de nossa Conferência Geral foi marcada por um dos fortes apelos do Capítulo Geral: caminhar como uma família global.

O mundo atual testa a generosidade e a criatividade de nossas respostas. Sentimos que estamos no mesmo barco, que devemos olhar um para o outro, escutar um ao outro e remar na mesma direção.

Estejamos ou não conscientes disso, tudo está conectado; quer aceitemos ou não, estamos todos conectados. Nosso é o “inter” (interprovincial, internacional, intergeracional, intercongregacional…). Se tudo estiver conectado, uma metáfora poderosa de nossa conexão será a rede que tecemos entre todos nós. Mas para isso é necessário manter uma visão viva e entusiasmada e um espírito de trabalho em equipe (colaborativo e cooperativo).

A revisão das estatísticas sobre o número de irmãos e leigos nos dá sentimentos mistos. Os números são difíceis, mas nos incitam a não cair em leituras planas, superficiais e desencorajadoras da realidade em que vivemos, mas olhar para além e olhar o mundo “como Deus o olha“: manter a ilusão da vocação, introduzir sempre a qualidade (qualidade de nossa resposta ao Senhor e ao mundo), favorecer o desenvolvimento (e não apenas o crescimento) e renovar nosso ardor em despertar e cuidar das vocações.

Queremos ouvir, compreender, propor e seguir em frente, pois o próprio nosso não é o repouso, mas a viagem (“a viagem é sempre melhor do que a pousada”). As três últimas chamadas do Capítulo Geral utilizam os verbos construir, caminhar e responder.

A memória de nossas causas nos convida não apenas a olhar para a santidade daqueles que nos precederam (Francisco, Basílio, Lycarion…), mas a caminhar na direção delas, transformando-nos em pessoas abertas à ação de Deus e respondendo (com a oferta de nossa vida) de acordo com nosso tempo e contexto.

Queremos nos repensar, pensar de maneira diferente: ver para onde vamos e em que focar, como vamos promover a vida… Neste sentido, os irmãos que nos precederam não são tanto modelos a serem copiados, mas uma fonte de inspiração, sempre atualizada, para nossa caminhada de hoje como uma família global.

________________
Ir. Pablo González Franco – Provincial de Santa María de los Andes – Região América Sul

ANTERIOR

Conferência Geral: "Senti-me entusiasmado e ...

PRÓXIMO

A conferência Geral interage com a Rede Glob...