3 de fevereiro de 2023 CASA GERAL

FMSI ajuda as crianças refugiadas da Síria e Iraque

A Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), criada pelo Instituto Marista em 2007, trabalha em todo o mundo pelos direitos das crianças e adolescentes, a fim de garantir-lhes melhores condições de vida. Durante anos, a FMSI tem estado presente no Oriente Médio, especialmente na Síria e no Líbano. Na Síria, a FMSI está comprometida, juntamente com os Maristas Azuis, a ajudar todos aqueles que, apesar da guerra, permanecem em seu país. Entre a população síria, muitos decidiram procurar refúgio no vizinho Líbano, onde a FMSI suporta o Projeto Fratelli para proporcionar-lhes acesso às necessidades básicas, garantindo-lhes uma educação adequada, um porto seguro e, mais importante, criando uma ponte entre os refugiados e as comunidades libanesas.

A FMSI participou de um concurso organizado pelo Istituto Ganassini. O concurso foi reservado aos projetos mais virtuosos no campo da assistência aos refugiados. O Projeto Fratelli, apresentado pela FMSI, ganhou um prêmio de 5.000 euros, que será integralmente utilizado para a implantação do Projeto.

Refugiados no Oriente Médio

A guerra na Síria, que começou em 2011, gerando uma crise social, política, econômica e humanitária no Oriente Médio que envolve, além da Síria, os países que acolheram refugiados em fuga do conflito. Um milhão e meio de refugiados se estabeleceram no Líbano, com consequências catastróficas para o país, que tem um número muito alto de refugiados em comparação com a população nacional. O afluxo maciço de refugiados desestabilizou os já frágeis serviços sociais do Líbano: escolas, hospitais, abastecimento de água e eletricidade, coleta de lixo e esgoto, que estão rapidamente atingindo os limites de sua capacidade. Milhares de famílias sírias vivem em habitações superlotadas no Líbano e cerca de um terço das famílias vivem em prédios semiabandonados, onde as condições de moradia são bastante precárias. O desemprego é alto e a renda muito baixa. Esta situação de incerteza é agravada pela impossibilidade de obter documentos que permitam a residência legal no país.

Projeto Fratelli

Fugindo de conflitos e perseguições em seus países, Iraque e Síria, as crianças refugiadas no Líbano são frequentemente isoladas devido a diferenças culturais e linguísticas e estão em desvantagem educacional. Diante disso, em 2015, os Irmãos Maristas e os Irmãos De La Salle conceberam o “Projeto Fratelli“, através do qual as crianças beneficiárias têm a oportunidade de crescer em comunidades estáveis e diversas, onde o pluralismo é bem-vindo e a paz é promovida acolhendo intencionalmente cristãos e muçulmanos, meninas e meninos, xiitas e sunitas, sírios, iraquianos e libaneses, e proporcionando-lhes uma educação holística de qualidade. Crianças e jovens têm a oportunidade de desenvolver sua personalidade, ganhar confiança e aprender a se comunicar e viver com os outros através de atividades escolares, como arte, esportes e jogos de equipe. Estas atividades são complementadas por atividades relacionadas com os temas da paz, direitos e proteção da criança, oficinas de arte e excursões. O projeto Fratelli promove a inclusão e o desenvolvimento social, emocional e moral através de seus diversos programas para mais de mil refugiados. Estes programas garantem a todas as crianças igualdade de oportunidades para um futuro melhor através da socialização e atividades educacionais. Especificamente, são oferecidos programas de educação e desenvolvimento infantil, alfabetização básica, capacitação de jovens, apoio nutricional e provisão de necessidades básicas.

A educação pré-escolar de qualidade é a base da jornada de uma criança: todas as etapas sucessivas da educação são baseadas em seu sucesso. De fato, as crianças matriculadas em pelo menos um ano de educação pré-escolar têm maior probabilidade de desenvolver as habilidades críticas necessárias para ter sucesso na escola e menor probabilidade de desistir. Não menos importante, como adultos, eles contribuem para sociedades pacíficas e economias prósperas.

Por esta razão, o programa Fratelli é totalmente dedicado a grupos marginalizados que, de outra forma, não teriam a oportunidade de acessar estes serviços, prestados em um ambiente familiar. O projeto oferece às crianças vulneráveis apoio socioeducativo para fornecer-lhes um nível básico de educação para garantir o acesso ao sistema de educação pública libanês. A preparação escolar fornecida pela Fratelli permite que as crianças ingressem no sistema público libanês, apoiando e acompanhando-as na superação de suas dificuldades, inclusive linguísticas, matemáticas e científicas.

Graças à presença do psicólogo, crianças deslocadas e suas famílias são ajudadas a superar o trauma da violência e do exílio, bem como seu atual estado de incerteza no Líbano.

A partir de uma abordagem baseada nos direitos da criança, levando em conta as necessidades primárias e urgentes, as crianças crescem em um ambiente seguro e acolhedor onde podem se expressar livremente, ter apoio psicossocial, aprender e desenvolver suas habilidades para sua autonomia futura. O Programa Fratelli representa assim um investimento de longo prazo em um futuro melhor para centenas de crianças refugiadas e vulneráveis.

ANTERIOR

A vocação e as juventudes, reflexões na Es...

PRÓXIMO

A vida marista numa comunidade internacional ...