3 de maio de 2024 ESPANHA

Educação afetivo-sexual na Província Ibérica

Nos dias 15, 16 e 17 de abril, a Província Ibérica realizou a primeira Conferência Marista de Educação Afetivo-sexual, em Lardero. Um grupo de quase 50 educadores de diferentes centros educativos e obras sociais se reuniu para iniciar a reflexão e a formação sobre o modelo de educação afetivo-sexual baseado no modelo de pessoa do projeto educativo institucional.

Os participantes disseram sim à educação sexual na sala de aula, inspirados pelas palavras do Papa Francisco e levando em conta as diretrizes técnicas internacionais sobre educação sexual integral, e a partir do estudo de diferentes propostas educacionais desenvolvidas por administrações e outras instituições. Eles também disseram sim à educação afetivo-sexual porque sabem que hoje ela é uma urgência familiar, social e educacional e uma necessidade para os adolescentes e jovens.

Durante o encontro, os participantes dedicaram tempo à formação e à reflexão sobre as questões éticas e legais que envolvem a educação afetivo-sexual, e fizeram uma análise social e cultural da sexualidade na infância e na juventude. Também tiveram a oportunidade de colaborar na revisão do Marco de referência da educação afetivo-sexual da Província Ibérica, que, por sua vez, tem como base o Marco de referência Marista Europeu de educação afetivo-sexual. O trabalho em grupos serviu para aprofundar a análise das necessidades dos alunos, assim como o modelo e os critérios a partir dos quais os maristas querem educar nessa área.

Existe a consciência de que está sendo realizado um excelente trabalho na prevenção do abuso sexual infantil, mas é necessário ampliar o objetivo para responder a uma verdadeira educação integral, como exigem o próprio sistema educativo e a missão institucional marista.

ANTERIOR

Encontro de Irmãos da América do Sul em Bra...

PRÓXIMO

Encontro de sustentabilidade na Província da...