1 de março de 2019 ESPANHA

Migração, abuso sexual e alterações climáticas

"Maristas e necessidades emergentes" foi o título do X Ciclo do Café Colóquio organizado pelo Instituto de Estudos Maristas (IEM) da Pontifícia Universidade de Salamanca (UPSA), nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Santiago de Compostela e Salamanca.

Para a ocasião foi convidado o Ir. Carlos Alberto Rojas Carvajal, Diretor do Secretariado de Educação e Evangelização do Instituto dos Irmãos Maristas, que falou aos jovens universitários sobre os apelos do XXII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas e como os Irmãos enfrentam e respondem aos desafios colocados.

Durante sua intervenção, o Ir. Beto explicou a questão das necessidades emergentes e focou o debate em questões como migração, abuso sexual, mudança climática e aquecimento global. 

Em relação à migração, ele mencionou os projetos que os Irmãos realizam em nível internacional para responder às necessidades dos refugiados, como o Centro Intercultural de Ajuda e Orientação (CIAO) na Itália, o Projeto Fratelli no Líbano, o projeto Solidariedade com o Sul do Sudão, o projeto Three2six na África do Sul e Corazón sin Fronteras na Colômbia.

Em relação ao tema do abuso sexual contra as crianças, o Ir. Beto destacou a participação de 219 educadores maristas de vários países no Programa de Formação sobre Políticas de Proteção, que está sendo realizado pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália. Ele também mencionou o trabalho da Fundação Marista para a Solidariedade Internacional (FMSI), que recorre a mecanismos e instituições internacionais, como a ONU (Genebra), para apresentar vários relatórios sobre o tema e os direitos humanos. Da mesma forma, recordou o trabalho da Consulta Marista do Dia do Debate Geral das Nações Unidas e a formação de monitores de resiliência para projetos maristas.

Em conclusão, o Ir. Beto falou sobre o problema da mudança climática e do aquecimento global, e mencionou o trabalho da comunidade marista presente em Tabatinga (Brasil) para ajudar as comunidades indígenas; e a agência australiana de solidariedade marista (AMS) da Província marista da Austrália, que apoia projetos de apoio e educação em toda a Ásia e nas Ilhas do Pacífico.

Os “Café-Coloquios” do Instituto de Estudos Maristas (IEM) é um encontro anual que trata de temas relacionados com o Instituto Marista. A iniciativa é patrocinada pelas Províncias Maristas de Compostela e Mediterrânea, com a valiosa colaboração da Fundação Edelvives e da Faculdade de Educação da UPSA.

ANTERIOR

Uma equipe, uma casa, um programa...

PRÓXIMO

Caminhando juntos...