28 de dezembro de 2012 RUANDA

Noviciado de Save

Vem e segue-me (Mc 10,21) foi implicitamente o tema da celebração da entrada oficial dos noviços do primeiro ano no Noviciado de Save, no Ruanda, que aconteceu no dia 11 de dezembro. A cerimônia, durante a qual os noviços vestiram o hábito do Instituto pela primeira vez, marcou oficialmente o início da formação no noviciado dos jovens que aspiram a tornar-se Irmãos Maristas. A partir desse dia, esses jovens são reconhecidos pelo Instituto como noviços, partilhando assim o patrimônio espiritual com os Irmãos Maristas.

O dia começou com a oração comunitária e a missa, come de costume, seguido por um longo momento de silêncio para reflexão pessoal e oração. A cerimônia propriamente dita foi realizada de tarte, às 17h30. A celebração foi marcada por cantos e pela partilha da Palavra de Deus, seguida pela homilia. O auge da cerimônia aconteceu quando os 9 candidatos à vida religiosa marista vestiram o hábito. Esse simples gesto mostrou a sua coragem em dar um passo decisivo no seguimento de Cristo, apesar das previsíveis dificuldades. O Instituto, da parte sua, oferecerá a eles uma sólida formação religiosa durante os próximos dois anos.

Antes do final da cerimônia, o mestre de noviços, o Irmão Theoneste Kalisa da província África Centro-Leste, conhecida como PACE, e o Irmão Provincial, Ir. Valentin Djawu Lungumbu Wambo, falaram aos novos noviços e à assembleia. Ambos sublinharam o objetivo do período de formação do noviciado, que é, essencialmente, viver a experiência do amor de Deus e de praticar os conselhos evangélicos no Instituto fundado por Marcelino Champagnat. Eles também lembraram o papel dos formadores, que é o de fazer com que os noviços adquiram os valores da tradição Marista.

A celebração foi um excepcional evento Marista. Foi simples, mas muito significativa, porque, não só nos permitiu relembrar a importância de nosso compromisso de vida, mas também foi uma ocasião de reunião de leigos maristas, bem como irmãos vindos de diferentes partes da África e do mundo. A presença de muitos era devida a um encontro sobre educação marista, organizado pelo Ir. João do Prado, um Irmão brasileiro. Muitos Irmãos e leigos envolvidos nos colégios da Província participaram do encontro. Sabendo da celebração no noviciado, todos vieram participar. Além disso, um bom número de Irmãs maristas (SMSM) que trabalham no Ruanda, juntaram-se à festa. As irmãs maristas missionárias, há poucos dias, (em 08 de dezembro) comemoraram os 80 anos da aprovação da Congregação pela Santa Sé como Instituto autônomo, de direito pontifício.

______________
Irmão Alphonse Tiamaro, fms, Província de Madagascar.

ANTERIOR

O Menino Jesus migrado...

PRÓXIMO

Retorno a Rmeileh...