26 de abril de 2006 BRASIL

Educação Superior Católica e Globalização na América Latina

Durante os dias 6, 7 e 8 de abril, os desafios e as possibilidades da educação superior católica num mundo globalizado foram alvos de discussões e reflexões de 70 reitores de universidades católicas de diferentes países da América Latina e do Caribe, na PUCRS (Universidade dirigida pelos Irmãos Maristas em Porto Alegre, Brasil). O encontro, organizado pela Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), teve como tema central De Roma a Porto Alegre 2002-2006 – Educação Superior Católica e Globalização na América Latina. O objetivo foi continuar e aprofundar um debate iniciado há quatro anos no Vaticano, destacando as implicações da mundialização principalmente para as nações latino-americanas.

O evento contou com a presença do Reitor da PUCRS, Ir. Joaquim Clotet; do Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), Prof. Jan Peters; do Secretário da Congregação para a Educação Católica, representando a Santa Sé, Monsenhor Vicenzo Zani, do Professor Monsenhor Guy-Réal Thivierge, Secretário Geral da FIUC.

?A universidade deve abrir caminhos para o mundo ser não apenas o mais sábio, mas também o mais justo?, disse o assessor acadêmico da Rede Global de Universidades para Inovação (Guni), o cubano Francisco López Segrera.

O Reitor da PUCRS, Ir. Joaquim Clotet, declarou que o evento pode ser sintetizado em uma palavra: desafio e convidou os reitores a serem práticos. Clotet propôs que as instituições iniciem ou aperfeiçoem atividades de solidariedade com os alunos. Os estudantes das universidades católicas têm que sair com dois diplomas: um profissional e outro de cidadão engajado com a justiça. Sugeriu também que as universidades realizem ou aperfeiçoem ações de formação social com os professores, que mantêm um contato direto com os estudantes.

ANTERIOR

Juntos na mesma direção...

PRÓXIMO

Um software para organizar os Arquivos do Ins...