2023-12-18 BRAZIL

Pedro Aurélio Hinkelmann

pedro-aurelio-hinkelmannO Ir. Pedro Aurélio Hinkelmann, da Província Brasil Centro-Sul, faleceu no dia 18 de dezembro, em Curitiba. Tinha 90 anos e foi Irmão maristas durante 72 anos.

_________________

O Ir. Antonio Benedito de Oliveira, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, e
o Ir. Otalivio Sarturi, Animador da Residência Marista São José, comunicam, com pesar, o
falecimento do Ir. PEDRO AURÉLIO HINKELMANN, ocorrido na última segunda-feira,
dia 18 de dezembro de 2023, no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, PR, em
decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Tinha 90 anos de idade e 72 anos de Vida
Religiosa Consagrada Marista. Seu corpo será velado a partir das 13h30 de hoje, 19/12, na
Capela “Tomaz Carmeliano” do Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, PR. A
Missa e os ritos de Exéquias acontecerão às 15h30. O Ir. Pedro nasceu no dia 21 de agosto de
1933 em SantaMaria, RS. Era filho de Felício e Adelaide Augusta.

O Advento é tempo de estar pronto para acolher o Senhor que vem! O Ir. Pedro parece ter ouvido de Jesus: “Vinde, bendito do meu Pai e recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”, cf. Mt 25, 34.

O que é um Irmão, cf. Champagnat, deixa transparecer quem foi o Ir. Pedro: Um Irmão é uma alma predestinada a uma grande piedade, a uma vida muito pura, a uma sólida virtude; uma alma sobre a qual Deus tem desígnios particulares de misericórdia; uma alma chamada a
conhecer Jesus Cristo, a amar a Deus, a devotar-se por inteiro e para sempre ao serviço de Deus; uma alma destinada a grande glória e que nada pode satisfazê-la sobre a terra”. Essa foi a trajetória de vida do saudoso Ir. Pedro Hinkelmann! Homem simples e jamais desocupado,
poder-se-ia dizer que o seu nome era Trabalho; chegou a atuar no Conselho Estadual de Educação (CEE) de SC.

Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido – Charlie Chaplin, “O Grande Ditador” (1940). Parafraseando Chaplin, precisamos de humanidade sobre as máquinas; precisamos de decisões empáticas em cima do que os números, dados e resultados nos mostram. A verdade é que mais do que números, dados e resultados, lidamos com pessoas. Parece ter sido esse o legado que o inquieto e saudoso Ir. Pedro Hinkelmann nos deixou na simplicidade do seu humano existir!

A Comunidade Provincial apresenta fraternas condolências aos coirmãos, aos familiares e amigos do querido Ir. Pedro Hinkelmann que, como Jesus, “passou por este mundo fazendo o bem”, cf. At 10,38.

PREV

Gilles Ouimet...

NEXT

Joaquín López Barriuso...