2012-12-10

50 Anos de Vida Consagrada Marista do IrmĂŁo Valdir Gobatto

40 anos dedicados à causa da vida no Alto Solimões

Celebramos hoje uma data muito especial, a do jubileu de ouro do Ir. Valdir Gobatto, dos quais 40 anos dedicados na região da Amazônia Ocidental. São quarenta anos dedicados exclusivamente a Deus, às crianças, jovens e lideranças desta região.

O que é o Irmão Marista? É um homem normal, perfeitamente normal como todo e qualquer ser humano, criatura de Deus. A diferença está na escolha de dedicar toda a vida a Deus e aos outros. Esquece-se de si e tudo espera de Deus, pois ele pertence a Deus. Nada escolhe para si. Não defende interesses pessoais. Defende interesses da vida, sobretudo onde a vida clama por compaixão e socorro. Portanto, uma vida totalmente gratuita que não visa a enriquecimento pessoal, acumular bens em proveito próprio, mas tão somente fazer o bem a todas as criaturas.

O Ir. Valdir, procurou em todos estes anos, despertar nos jovens, crianças e lideranças um projeto de vida que não está baseada em fatos humanos, mas sim em valores que transcendem o humano e que têm forte impacto no humano e na convivência das pessoas.

Vivemos aqui numa região de tríplice fronteira, onde os desafios crescem de forma “amazônica”. Tem-se observado três grandes desafios: a violência crescente entre os jovens, sinal evidente de que falta um sentido de vida; e o crescente movimento de imigrantes chegando de todas as partes. A violência e os atentados à vida como autodestruição daquilo que há de mais sagrado que é a vida. A vida ou a não vida tornaram-se uma banalidade, não só aqui, como em todo o território nacional. Isto é um sintoma de uma sociedade doente e sem horizontes transcendentes futuros. Contribuem para este cenário a entrada violenta das drogas que tiram do ser humano o que ele tem de mais nobre: o pleno uso da consciência e da liberdade. A droga adormece a consciência e dali para frente não se respeita mais nada, não se tem mais o senso de limites, nem de respeito pelo outro, nem de solidariedade. Estamos vivendo um momento muito grave de autodestruição e de destruição de vidas, como também de destruição do meio ambiente.

A mãe Terra clama por socorro. A mãe Terra está doente e adoecendo cada vez mais pelo desrespeito a que está sendo submetida. Precisamos nos conscientizar do que diz o provérbio popular, tão simples, mas tão verdadeiro: “Deus sempre perdoa; o homem perdoa de vez em quando; mas a mãe Natureza, a Terra, nunca perdoa”. A natureza agride, quando agredida. Deus deixa seguir livremente as leis naturais que ele inscreveu na sua obra-prima, a criação. Os abusos à natureza lentamente vão se transformando em “bomba-relógio” de efeito retardado. Os fenômenos naturais a que assistimos são já os primeiros sinais destes sintomas e que, com certeza, se agravarão! Se continuarmos alimentado a doença da mãe Terra, o que deixaremos para a geração do futuro? Um mundo pior, um mundo muito pior ou um mundo melhor?! Cabe a cada um de nós uma parcela de responsabilidade. É enganoso pensar que só os outros estão neste cenário de agravar a doença da mãe Terra. Todos nós contribuímos para isto. O simples fato de jogar o lixo não biodegradável na natureza é um ato de violência contra a mãe Natureza. Uma única sacola plástica parece inofensiva, nela colocamos os produtos adquiridos no supermercado e depois, jogada fora, demora muito tempo para se biodegradar e se incorporar novamente na natureza como elemento natural.

O Criador entregou a natureza para que o homem a administrasse, a construísse, a levasse a bom termo e a tornasse um jardim maravilhoso. O que estamos fazendo? O que deixaremos para as futuras gerações? Todos temos responsabilidade sobre isto e seremos chamados à responsabilidade de nossos atos pelo Criador, acreditando ou não nEle. Nossos atos sempre têm uma dimensão social. Nada do que fazemos é só particular. Qualquer coisa que fazemos tem uma correspondente social. Pensemos nisto de modo muito sério! Deus nos deu esta responsabilidade, independente se acreditamos nisto ou não! Não depende da nossa crença, pois as leis da natureza seguem o curso normal para o qual o Criador as destinou. “Deus não é caprichoso”, dizia Einstein, um dos maiores cientistas que a humanidade já conheceu. Ele deixa livre curso e realização do que ELE mesmo colocou no coração da natureza. Deus não nos livra e não cessa as leis da natureza para nos livrar de nossas irresponsabilidades! Milagres existem, mas são raros!

Da violência da natureza, como decorrência lógica, segue a violência social com o descuido da vida. As drogas, o não ter um projeto de vida, compõem um quadro contínuo, autodestrutivo, egoísta, que precisa ser denunciado. Necessitamos de projetos urgentes para resgatar a dignidade da vida, da responsabilidade de cada um, para construirmos uma sociedade responsável, respeitosa, justa, na qual todos, de fato, sejamos filhos de um mesmo Pai. O Criador quis contar com a criatura para levar a bom termo a obra da criação. As drogas, a violência desmedida – projeto nascido da irresponsabilidade e imaturidade do coração humano – não estão previstas no seu plano. Nascem do coração egoísta e narcisista. Nisso tudo não há nada de divino. Isso tudo não levará a nada, ou melhor, levará à destruição e à autodestruição.

Então, queres contribuir com a destruição e a autodestruição, ou queres deixar teu nome na história como pessoa respeitosa, construtora de paz, de harmonia, de saúde, de valorização e cuidado com a vida? A escolha é tua! Mas, atento! Assume as consequências de tua escolha! Quem semeia vento, colherá tempestades que afetarão a sua própria existência e a existência de todos os demais seres humanos. Queres passar para a história como um vilão, ou como homem/mulher/jovem de bem, digno de ser seguido e não abominado?! A escolha é tua. Não há uma terceira escolha! Não tem nada a ver com Deus. O projeto de Deus é harmonia, respeito, fraternidade, ajuda mútua, é viver de acordo com os valores do Evangelho de Jesus Cristo. Como diz muito bem o apóstolo Pedro nos Atos dos Apóstolos: “É mais importante obedecer a Deus do que aos homens”.

De outra parte, as pessoas de bem e as que se dedicam com honestidade na vivência dos valores, construir uma vida a partir do respeito, do amor ao próximo são, sem sombra de dúvida, a maioria. Animo a todos/as que continuem na sua missão tão nobre, tão bonita, tão importante, tão querida por Deus, apesar de todas as contradições que o mundo apresenta. Unam-se cada vez mais. Vocês são os protagonistas do bem. Vocês são os homens e mulheres de Deus. Vocês são os homens e mulheres constituídos para fazer valer a vontade de Deus. Não se assustem e nem desanimem diante do avanço da violência contra a vida das pessoas e da natureza. Temos a absoluta certeza de que o bem vencerá todo e qualquer mal. Alegrem-se por terem sido chamados por Deus. Vocês são de Deus, e quem é de Deus nada tem a temer. Quem pode contra Deus?

É urgente despertarmos lideranças jovens em todos os setores da sociedade, que tenham esta consciência. Para isto precisamos de pessoas que se dediquem de corpo e alma a esta nobre, a mais nobre de todas as missões: despertar para o valor da vida; despertar para um projeto de vida que esteja de acordo com os valores mínimos de respeito à vida, de cuidado com a vida! Ninguém no mundo tem o direito sobe a vida ou a morte de quem quer que seja enquanto pessoa. O único que tem direito sobre a nossa vida é o seu autor: Deus, e ponto final! Precisamos formar pessoas que tenham projeto de vida claro, baseado em valores.

Esta foi a causa e a razão da vida do Ir. Valdir. Ele, dedicou e continua dedicando toda a sua vida a Deus e às crianças, jovens e adultos e à formação de catequistas e lideranças. Deixou sua família, deixou seus amigos, deixou seus colegas, deixou carreira profissional, deixou a vida confortável para dedicar as suas melhores energias físicas, afetivas, espirituais para Deus e para as crianças, para os jovens, para os adultos, para a formação de catequistas, para formação de lideranças. Mesmo depois de sofrer um grave acidente que lhe impôs limitações físicas importantes, não se abalou, não se deprimiu, não se lamentou!… Retornou a esta querida terra porque ama a causa de Deus e ama este povo.

O Ir. Valdir não se dobrou diante das dificuldades. É fácil ser fiel por um dia, uma semana, e quando tudo concorre segundo o planejado… Mas ser fiel durante uma vida inteira, é ter a capacidade de superar tudo e todos os tipos de dificuldades, conflitos, resistências, incompreensões, exclusão, inverdades, calúnias e toda espécie de sofrimento. O Ir. Valdir esqueceu-se de si mesmo, para centrar-se totalmente em Deus em favor do seu querido povo desta região. Ser fiel a vida inteira, hoje, dá para dizer que é uma “façanha”. O Ir Valdir é um dos que estão realizando esta façanha. Ele tinha todas as razões para desistir de tudo, sobretudo após o grave acidente que sofreu e de toda a ordem de sofrimento a que foi submetido nos últimos tempos. O verbo “desistir” não existe no dicionário do Ir. Valdir. Como assim? O que ele fez? Como administrou esta e tantas situações de risco, de ameaças, de ser ludibriado por gente de má fé?!… Nada disso o fez desistir. Sim, isso o fez sofrer e muito! A cruz foi uma presença contínua na vida dele. A cruz deixou sequelas, sem dúvida, deixou-o, por vezes, um pouco mais cauteloso, mas não desencorajado. Pessoas de má fé procuraram tirar proveito. Mas Deus é mais forte do que o mau caráter. O humano de mau caráter até pode levar vantagem momentânea, mas não atrairá nenhuma bênção, nenhuma sorte, nenhuma vantagem para a sua vida. É apenas uma questão de tempo! Ao contrário, atrairá sobre si a maldição. Mas o Ir. Valdir soube dar sentido à cruz. Não lutou por resultados, mas foi e continua sendo um semeador destemido. Soube, admiravelmente, transformar todo tipo de dificuldade, maledicências, decepções, falta de apoio, falta de fraternidade, solidão, em oportunidades de crescimento. Esse fato não seria possível somente com as forças humanas. Ele sabe quem o fortalece. Sua fé é maior do que tudo isso. O segredo da vida do Ir. Valdir é o seu cultivo pessoal, sua fé profunda em Jesus Cristo e em Maria.

Estimados presentes nesta celebração, cerquem-se de pessoas otimistas, cerquem-se de pessoas persistentes, cerquem-se de pessoas determinadas, cerquem-se de pessoas de bem, cerquem-se de pessoas de fé, de valores, cerquem-se de pessoas de Jesus Cristo! Precisamos de muitos “Irmãos Valdir”… Quem sabe, alguns de nós, aqui presentes se sintam chamados a seguir Jesus Cristo do jeito marista! Vamos apoiá-los, incentivá-los e ajudá-los a serem semeadores de esperança. Precisamos de Irmãos, é o clamor que não se cala. A comunidade local precisa ajudar a suscitar mais boas e santas vocações maristas, religiosas e sacerdotais!!!

Ir. Valdir, muito obrigado pelo seu exemplo de persistência, por sua determinação, por sua fé em Deus, Maria e São Marcelino Champagnat, por seu exemplo inigualável.

Ir. Inacio Nestor Etges, Provincial PMRS

________________
TOQUES DO TAMBOR AMAZÔNICO – n. 116 – 18/11/2012
PREV

Hermanos Consejeros Generales visitan Chile...

NEXT

NotĂ­cias do CapĂ­tulo Provincial da Prov. Ri...