2015-07-16

Alunos exercitam política no Colégio Marista Cascavel

Por meio do Grêmio estudantil, adolescentes se organizam e participam de decisões do colégio

O Colégio Marista Cascavel realizou, recentemente, as eleições para seu grêmio estudantil, e por 69% dos votos a chapa ‘S.E.R. – Seriedade, Eficiência e Responsabilidade’ foi eleita para atuar politicamente no colégio, representando todos os alunos. 

Formada por 14 membros de diferentes turmas, além da presidente e vice-presidente, os estudantes exercem os cargos de secretário geral e 1º secretário, e diretores e vices das áreas social, esportes, cultura, imprensa, e saúde e meio ambiente, com um mandato de um ano para cumprir suas promessas de campanha.

“Com o grêmio os alunos elaboram propostas e se tornam parceiros da direção e coordenação, participando de reuniões e ajudando nas decisões. Eles adquirem a responsabilidade de, sendo eleitos, representarem os demais alunos e cumprirem as propostas, que devem ser concretas, possíveis de serem realizadas”, acredita Luciana Faria, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista Cascavel, do Grupo Marista.

A recém-eleita presidente do grêmio, a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Helena Chagas, 17 anos, percebeu, já durante a campanha, que atuar na política exige muita responsabilidade. “Nós tivemos que correr atrás de muitas coisas, achei que não ia conseguir, mas nos dividimos bem e deu tudo certo”, relata.

A equipe de Helena criou uma página no Facebook e também enviava mensagens pelo Snapchat para apresentar seus projetos, dentre eles aulas de grafite e teatro, sessões de cinema com filmes escolhidos pelos alunos, campeonatos entre as turmas, além de retomar as atividades do jornal e da rádio do colégio.

“Temos muitas ideias para contribuir com o Colégio e com o grêmio fica mais fácil para colocá-las em prática”, afirma Helena, que começou a se interessar por política nas aulas de história. “Adoro estudar política e o grêmio nos dá base para entender melhor”.

“Com o grêmio nós conseguimos mostrar que somos capazes, formamos opinião sobre o que queremos no colégio e aprendemos política realizando discussões, debates”, acredita Alana Ricieli, 15 anos, vice-presidente do grêmio estudantil do Colégio Marista Cascavel.

“É importante incentivar a consciência dos alunos para seus direitos e deveres e a liderança, que poderão exercitar fora da escola, na universidade, no trabalho e até na carreira política”, afirma Luciana.

 src=http://www.champagnat.org/shared/bau/gremio2015.jpg

Sobre o Colégio Marista Cascavel

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Cascavel, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de 50 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Cascavel (PR), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.370 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

 

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

PREV

La Valla - The staff journal of Marist School...

NEXT

Pacific District update...