2014-11-12

Brasil Centro-Sul participa do VI Congresso Mundial sobre Criança e do Adolescente

Centro Marista de Defesa da Infância (Província Brasil Centro-Sui) participa do
VI Congresso Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente no México

 

Espaço é voltado para a troca de ideias, experiências e análise teórica sobre a garantia de direitos e a participação real e efetiva de crianças e adolescentes

 class=imgshadowDe 12 a 14 de novembro, a cidade de Puebla de los Angeles, no México, recebe a 6ª edição do Congresso Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Novos desafios e realidades no vigésimo quinto aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança”. Neste ano, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, participará do Congresso apresentando o trabalho desenvolvido pela instituição sobre o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Outros representantes do Brasil Marista também estarão presentes, como a PUCPR e a UMBRASIL.

O congresso se propõe a ser um ponto de encontro para as redes de crianças e adolescentes, contribuir para o desenvolvimento da cidadania na infância e adolescência, incentivar a participação de crianças e adolescentes nas discussões e análises sobre os direitos humanos e assegurar o desenvolvimento de mecanismos inovadores para participação de crianças e adolescentes envolvidos em diversos países por meio de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para viabilizar tais discussões, o evento foi dividido em três eixos temáticos: Direito de viver sem violência; Migração infantil e direito a viver em família; Internet como direito humano e as redes sociais. 

A analista de monitoramento do Centro Marista de Defesa da Infância, Luane Natalle, apresentará no dia 12, no eixo “Direito de viver sem violência”, a metodologia utilizada na construção do Ensaio Temático “Infância, adolescência e direitos: Enfrentamento à Violência Sexual em Foz do Iguaçu”, que inclui o mapeamento de fontes de dados oficiais, marcos legais, potencialidades e fragilidades das respectivas políticas públicas, além da mobilização das redes e atores locais, bem como crianças e adolescentes, para elaboração conjunta de recomendações para incidência política nos territórios.

“O sucesso do enfrentamento a violência sexual depende da integralidade de diferentes políticas e ações. Por isso, a oportunidade de ampliar a visibilidade do tema, bem como a rede de parceiros em um evento como este é bastante importante. Ao conseguirmos identificar pessoas interessadas pelo assunto e parceiros em outras regiões, que buscam e trazem experiências de boas práticas no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, teremos mais elementos para fortalecer nossas ações.” diz Luane.

O evento coincide com a celebração do XXV aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de novembro de 1989), o tratado internacional com maior adesão na história das Nações Unidas, ratificado por 193 países. As atividades ligadas à data serão integradas na programação do Congresso com a presença de representantes do Comitê dos Direitos da Criança da ONU.

Serviços: Data: 12 a 14 de novembro
Site: http://vicongresomundialdeinfancia.org/

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

 

Sobre o Grupo Marista – Província Brasil Centro-Sul

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

PREV

Nouvelles en Bref - Prov. du Canada...

NEXT

Marist International Centre Newsletter...