2014-09-19

Centro Marista de Defesa da Infância apresenta projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar

Voltado à formação continuada de educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos, o projeto promove a defesa do direito ao brincar

Na próxima terça-feira, dia 23, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, fará a apresentação do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar, que oferece formação continuada para educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos. “Iniciamos esse trabalho com foco na defesa do direito ao brincar, mas podemos expandi-lo propondo novos temas sobre a Primeira Infância”, explica a responsável pelo projeto e analista de assessoramento do Centro Marista de Defesa da Infância, Sheila Pomilho. O evento será realizado na FTD Digital Arena, na PUCPR em Curitiba, das 8h30 às 12h30.

A cerimônia marca um momento de expansão das ações do Assessoramento do Centro Marista de Defesa da Infância, responsável pela execução do Brincadiquê?. “Queremos apresentar oficialmente esse trabalho para os educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos como forma de oferecer a nossa experiência e competência a um número cada vez maior de profissionais que atuam com as crianças, contribuir para a qualidade da educação e a para a implantação do Plano Nacional da Primeira Infância”, explica Sheila.

Atualmente, com apoio de parcerias, o Assessoramento desenvolve dois grandes projetos: Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar, que proporciona formação a 80 educadores de municípios de São Paulo e Minas Gerais e o Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola, que contribui com a formação de 400 educadores de aproximadamente 90 escolas nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de incidir na qualidade da educação infantil (CEI e pré-escola) e do primeiro ano do ensino fundamental da escola pública.

 

Livro

Durante o evento da próxima terça-feira será lançado o livro "Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola”. A obra reúne artigos sobre a promoção do direito ao brincar, apresentando e refletindo a importância das linguagens matemática, oral e escrita para o fortalecimento da educação de qualidade.

Flávio Sandi, Maria Lourdes Remenche e Camila Langner, que assinam artigos que compõem o livro, realizarão uma mesa temática sobre o direito ao brincar e a educação de qualidade, e Isolete Specarte Alves, da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, fará um relato da experiência sobre a implantação do projeto no município. O evento conta, ainda, com a participação do artista e educador Leandro Medina.

 

Serviço: Apresentação do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar

Data: 23 de setembro – Horário: 8h30 às 12h30

Local: FTD Arena Digital / PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155

Interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (41) 3271-6239 ou [email protected] até o dia 19 de setembro. Vagas limitadas.

 

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br


Sobre o Grupo Marista – Província Brasil Centro-Sul

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

PREV

Marist School Australia - MSA Newsletter...

NEXT

Nouvelles en Bref - Prov. du Canada...