27/Sep/2012

Encontro da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude

O 13° Encontro da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude foi realizado, de 16 a 20 de setembro, na cidade de São Paulo (SP). Nesta edição do evento, participaram, representando os Centros Maristas de Juventude da Província Marista Brasil Centro-Norte (CMJs/PMBCN), Raquel Pulita, analista de Pastoral do Escritório Central; Layza Fonseca do CMJ de Montes Claros; Iraneide Santos do CMJ de Palmas, e Francisco Antônio do CMJ de Natal. A Rede se reúne a cada dois anos em diferentes regiões do Brasil.

O encontro foi uma oportunidade para os participantes refletirem sobre temas chaves e importantes na atuação junto às juventudes, dentre eles: 50 anos do Concílio Vaticano II; Rede a serviço da Igreja e da juventude que é Igreja no Brasil e no continente: trajetória, diagnóstico e perspectiva; Cenários das redes em defesa dos direitos juvenis; e os projetos comuns da Rede, dentre eles o Curso de Especialização em Juventude, a Revista Redemoinho e o Curso de Assessores Jovens.

Segundo Raquel Pulita, o encontro foi importante para renovar o compromisso da instituição Marista com a evangelização juvenil. “Percebemos que uma das características comuns entre os centros presentes nesse encontro é que acompanham as Pastorais da Juventude com afinco. Isso se reflete nas linhas de formação de lideranças e assessores, da participação nos conselhos de direitos, na vivência da espiritualidade e no apoio a pesquisa e publicação de subsídios. A Rede está a serviço da juventude e da Igreja. A Rede é igreja”, destacou.

A articulação da Rede conta com a participação de 13 Centros e Institutos de Juventude de diversos cantos do País. Sua finalidade é ser apoio às organizações de juventude e, de modo especial, às Pastorais de Juventude do Brasil, por meio da formação, assessoria e pesquisa. É uma Rede que crê na juventude e opta por um modelo de Igreja e de evangelização comprometida com os jovens e empobrecidos e, por isto, organiza seus esforços para sustentar e apoiar as organizações que têm os jovens como protagonistas de sua ação, trabalhando as dimensões e os processos de uma formação integral.

Palestras Raquel Pulita participou como mediadora da mesa que debateu o tema “Rede a serviço da Igreja e da Juventude que é Igreja no Brasil e no Continente: trajetória, diagnóstico e perspectiva”. Conduziram o debate sobre a temática o padre Jorge Boran, coordenador do Centro de Capacitação da Juventude de São Paulo (CCJ/SP); padre Antônio Ramos da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Francisco Crisóstomo, secretário Nacional da Pastoral da Juventude (PJ) e Luís Balmaceda do Instituto Cardenal Eduardo Francisco Pironiooneiro da Argentina. Juntos, eles falaram sobre como perceber a Rede a serviço da juventude e da igreja.

O encontro contou ainda com debate a partir da temática “Assessoria: 50 anos do Concílio Vaticano II”, conduzido por Carlos Signoreli do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, de São Paulo (CNLB/SP), e pela Irmã Penha Carpenedo, da Rede Celebra. Os palestrantes falaram sobre as mudanças e o envolvimento dos jovens nestes 50 anos pós-Concílio.

Outro importante tema debatido promoveu uma reflexão sobre o “Cenário das redes em defesa dos direitos juvenis”. Mediado por Joaquim Alberto, assessor Nacional da PJ, participaram do debate Maria Virgínia de Freitas da Ação Educativa, Fabiane Arquidamini da Trilha Cidadã (RS) e Marcos Dantas do IPJ (SP), que abordaram o tema das políticas públicas em defesa dos direitos da juventude e do compromisso da rede com essas políticas.

Encaminhamentos No evento foi constituído um conselho que ficará responsável pelas ações do curso de pós-graduação “Juventude no Mundo Contemporâneo”, atualmente certificada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O objetivo da criação do Conselho, inicialmente, é ajudar na motivação das organizações da Rede para que acompanhem quem está fazendo o curso e pensar na organização de seminários regionais e temáticos.

O setor de Comunicação da Rede será coordenado pelo IPJ/SP. A área, a partir de agora, fica responsável por acompanhar o site da Rede, da Revista Redemoinho e de outros projetos comuns da Rede. Foi criado, também, um grupo de trabalho para pensar as publicações direcionadas para os jovens, que será coordenado pelo CCJS/SP, CAJU/GO, CMJ Montes Claros e Anchietanum/SP. Além disso, a coordenação da Rede fica a cargo do Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude (DF) pelos próximos dois anos. O próximo encontro será em setembro de 2014.

Participaram da atividade as seguintes organizações: Instituto Paulista de Juventude (SP); Centros Maristas de Juventude de Natal (RN), Palmas (TO) e Montes Claros (MG); Centro de Capacitação da Juventude (SP), Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU/GO); Instituto de Formação Juvenil (IFJ/MA); Anchietanum – Centro de Juventude (SP); Trilha Cidadã (RS); e Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude (DF). Participam como convidadas a Casa da Juventude do Paraná e a Pastoral da Juventude.

class=imgshadow

RETOUR

MĂ©xico Occidental: Proceso de Fortalecimient...

SUIVANT

Encuentro en MedellĂ­n de la RED Provincial d...