2012-04-16

Falecimento de Dr. Arno Tschiedel, afiliado ao Instituto Marista

 

Dr. Arno Tschiedel, porto-alegrense nascido a 10 de julho de 1915, é filho de Francisco Tschiedel Filho e Ema Rizzo Tschiedel. Casou-se com Dona Leda Barreto e teve uma filha, a Sra. Maria Ângela Tschiedel Dillenburg.

Realizou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Paula Soares e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. Fez os estudos secundários, correspondentes ao Ensino Médio, no Colégio Marista Rosário. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (atual UFRGS), onde se formou.

Após alguns anos de Clínica Geral, especializou-se em Medicina Esportiva. Além dos trabalhos inerentes à sua profissão de médico, ele também foi Superintendente da Educação Física, na Secretaria Estadual da Educação; Professor da UFRGS; Diretor da Escola Superior de Educação Física; e Professor da PUCRS.

Conheceu os Irmãos Maristas em 1930, ao ingressar, como aluno, no Marista Rosário. Nessa época, foi Presidente do Centro de Juventude Católica “Garcia Moreno”, entidade que agrupava jovens generosos e entusiastas pela Evangelização, dentro da organização conhecida na Igreja por “Ação Católica”. Foi membro efetivo e Presidente da Associação dos Ex-Alunos Maristas de Porto Alegre e Médico do Marista Rosário. Com saudades lembrava-se do Colégio e dos Irmãos com os quais conviveu, com destaque para o Irmão Afonso (Afonsão), de quem foi grande amigo e verdadeiro confidente.

O Dr. Arno foi médico oficial, durante muitas décadas, não somente do Rosário, mas de outras Escolas Maristas de Porto Alegre e interior. Ele fazia os exames regulamentares que os alunos deviam prestar para o exercício da Educação Física. Mas foi particularmente no atendimento aos Irmãos que o Dr. Arno demonstrou não só sua capacidade, mas, sobretudo, o grande coração e o nobre ideal que sempre nortearam sua conduta. Em qualquer momento, na hora e fora de hora, em qualquer local, com toda bondade e fraternidade, atendia aos Irmãos, conhecidos ou não. Não se contentava em fornecer uma receita ou dieta, mas aproveitava para estabelecer um diálogo de verdadeiro aconselhamento e vivência marista.

A Província Marista de Porto Alegre, em consideração à grande dedicação e ao notável desprendimento demonstrados pelo Dr. Arno, decidiu outorgar-lhe o título com o respectivo Diploma de Afiliado ao Instituto dos Irmãos Maristas. Assim, no dia 9 de outubro de 1984, o Conselho-Geral da Congregação referendou-lhe esse tão merecido título.

Muitos Irmãos recordam dele e o fazem credor de uma imorredoura gratidão.

 

Irmão Nicolás Rubio.

PREV

Le Bua - Fraternité Champagnat ? Habay-la-Vi...

NEXT

MAPAC Newsletter...