2015-04-14

Formação conjunta fortalece missão e carisma maristas

Uma mesma missão e carisma foram inspirações para que 12 participantes da Província Marista Brasil Centro-Norte, entre irmãos e leigos, vivessem, durante nove dias, a experiência da formação conjunta no Centro Marista de Juventude/CMJ, em Montes Claros/MG. A iniciativa, realizada de 28 de março a 05 de abril, proporcionou a convivência diária, momentos formativos e de integração com o Colégio e instâncias eclesiais, em consonância com o chamado do 21º Capítulo Geral. A próxima experiência será no mês de julho, na casa do Postulado, em Fortaleza/CE, com participantes de outras províncias do Brasil Marista.

Na avaliação do grupo, a experiência foi positiva. Houve sinergia, propiciou a aproximação com as lideranças eclesiais – diocese e paróquias -, com as famílias, estudantes e professores. Para Ir. Adalberto Amaral, formador no Juniorato/MG, o encontro foi uma iniciativa no presente que abre perspectivas para novas iniciativas no futuro. “Pessoalmente, acredito que é possível fazer outras experiências; acredito que a partilha de outras formas de vida são importantes para o novo começo. É inovador”, enfatizou o irmão, que destacou, também, a qualidade da acolhida da equipe de Montes Claros com o grupo.

Na programação teve celebrações da Semana Santa, momentos com os estudantes e a realização do projeto Chá com Prosa com as famílias, além de atividades no Colégio Marista São José. “A semelhança que possibilita a convivência é a corresponsabilidade de cada um com a missão, potencializada a partir de outros olhares”, declarou Raquel Pulita, analista de Comunicação da Província e coordenadora da Subcomissão de Formação Conjunta da PMBCN. Segundo ela, para os irmãos e leigos que participaram da formação é importante reconhecer a vida em comunidade como espaço fecundo para alimentar a fé e a vocação específica.

Na experiência, o grupo aprofundou temas do Instituto Marista relacionados à formação conjunta e a nova relação entre irmãos e leigos. Participaram do encontro em Montes Claros, da Província Brasil Centro-Norte, os Irmãos Adalberto Amaral, James Pinheiro, Dener de Souza, Márcio Henrique da Costa, Rubens Falqueto, Natalino Guilherme Souza, além de Maria Goretti Machado (diretora do Colégio Marista de Colatina), Raquel Pulita (analista de comunicação), Layza Fonseca (CMJ – Montes Claros), Maridelma Ilario (analista da Superintendência de Organismos Provinciais), Maria Luíza Ferreira (Movimento Champagnat da Família Marista) e Eder D'Artagnan (coordenador de Animação do Laicato da PMBCN).

class=imgshadow

PREV

Maristes Bleus - Témoignage du Fr. Georges S...

NEXT

Aleppo, sotto tiro i quartieri cristiani (avv...