2021-11-08

Inovação e empreendedorismo é pauta de encontro internacional de Universidades Maristas

Inovação e empreendedorismo é pauta de encontro internacional de Universidades Maristas

No dia 17/11, será realizado o encontro online de Inovação e Desenvolvimento nas Instituições de Educação Superior Marista, das 9h às 11h (horário de Brasília), pelo Zoom. O quarto encontro da Rede Marista Internacional de IES terá como temática “A inovação e o empreendedorismo no contexto da Terceira Missão nas IES Maristas: As IES como vetores no processo de Desenvolvimento Social e Econômico da sociedade na qual atua”.

Encontro para refletir sobre o futuro pós-pandemia

O encontro aberto voltado para lideranças das Universidades, representantes Provinciais e do Governo-Geral, tem como objetivo refletir sobre o cenário pós-pandemia na perspectiva da inovação e do desenvolvimento para a Educação Superior. Também tem como proposta elaborar caminhos para o planejamento das IES, considerando as mudanças em curso frente a novos modelos de ensino, pesquisa e o impacto das mídias, da tecnologia e da interatividade na sociedade do conhecimento.

A programação do encontro contará com a participação de Juan Pablo Suárez Chacón, President of the IASP Latin American Division and UTPL Science and Tecnology Park President, Loja, do Equador. Ele trabalhará uma visão geral das áreas de inovação no mundo e seu papel no desenvolvimento dos territórios, assim como o papel das Universidades na terceira missão (inovação).

Na sequência, o evento terá a fala de Juan Fernando Pacheco Duarte, Rector del Parque Científico de Innovación Social de la Universidad Minuto de Dios (Uniminuto), Colombia. O tema do Reitor Juan Fernando será apresentar a experiência do Parque Social Científico e Tecnológico de Uniminuto, seu papel na sociedade, e o papel da Universidad Minuto de Dios nas ações do Parque. Para finalizar, haverá a participação de Profº. Audy, Superintendente do TecnoPuc da PUCRS. Ele conduzirá o painel sobre a perspectiva conceitual da inovação e ela como vetor de desenvolvimento na IES.

O Presidente da Rede, Ir. Manuir Mentges, comenta que o conteúdo que será abordado no evento introduz a temática para a próxima Assembleia da Rede que será realizada em abril de 2022. “O encontro tratará do tema da inovação e desenvolvimento, na perspectiva dos desafios acadêmicos e na perspectiva do viés da relação da Universidade com essa sociedade em que está inserida”, comenta.

Participe do encontro

Saiba mais sobre a Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior aqui.

PREV

Marist News Bits - Issue No. 49 - East Asia...

NEXT

Innovación es tema de encuentro internaciona...