2015-12-07

Leigas são afiliadas ao Instituto Marista e à PMBCN

Na noite do dia 05 de dezembro, Heloisa Afonso de Almeida Sousa e Ivanda Dolores Gava Presoti foram afiliadas, respectivamente, ao Instituto Marista e à Província Marista Brasil Centro-Norte. Trata-se do reconhecimento das instâncias institucionais ao envolvimento e compromisso das leigas com a missão marista. A cerimônia fez parte da programação da Assembleia Provincial, em Brazlândia/DF.

Heloisa, há 31 anos, chegou ao Marista como professora de Ensino Religioso no Colégio Marista Dom Silvério, em Belo Horizonte/MG, onde atuou, também, como coordenadora de orientação religiosa. Depois, por seis anos, esteve à frente da Coordenação de Pastoral da Província do Rio de Janeiro. Em 2002, assumiu a direção do Centro de Estudos Maristas/CEM, onde ficou até maio deste ano, com atuação marcante na preservação do acervo histórico da instituição.

Paralelamente, traçou a caminhada para além das fronteiras provinciais, com o apoio à implantação do curso de formação para leigos, na Província do México Central, a cursos de patrimônio nas outras províncias do Brasil e à Rede Interamericana de Espiritualidade. Em 2012, foi a primeira leiga a participar da Comissão Internacional de Patrimônio do Instituto Marista, posto para o qual foi renomeada para o triênio 2015-2018. “Ao me tornar afiliada, me comprometo ainda mais com a instituição. O título oficializa o que está no meu coração e o que vivo. Eu me sinto vocacionada marista. Isso é uma graça de Deus”, disse Heloisa, que é licenciada em Estudos Sociais e baiana de Salvador, radicada na capital mineira.

Nova afiliada à PMBCN, Ivanda é formada em Serviço Social, pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA, e pós-graduada em Infância e Violência Doméstica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Depois de trajetória na área de medidas socioeducativas no Estado do Espírito Santo, ingressou no Marista para contribuir com a instalação da Casa da Acolhida de Vila Velha/ES, em 18 de novembro de 1999. À época, o foco de trabalho era com crianças em situação de rua. Em 2008, deu um passo importante dentro da instituição, ao assumir a direção da Casa Marista de Semiliberdade de Vila Velha, onde ficou até outubro de 2015, no atendimento a adolescentes que cometeram ato infracional, na busca pelo reestabelecimento dos vínculos familiares, escolares e comunitários. “Eu me sinto lisonjeada e agradecida por fazer parte desta missão. Sou grata pelo carisma, pela espiritualidade e a oportunidade de atuar na garantia de direitos”, destacou Ivanda, para quem foi ímpar a chance de contribuir na reconstrução dos projetos de vida de jovens marginalizados na sociedade.

PREV

L'Hermitage.info...

NEXT

Um novo começo: nasce a Província Marista B...