2016-02-09

Semana Pastoral Marista

As atividades da Semana Pastoral Marista 2016 da Província Brasil Centro-Norte foram abertas, oficialmente, no dia 4 de fevereiro, durante videoconferência realizada na sede do Escritório Central, com transmissão para as unidades educacionais e sociais da Província.  O provincial, Ir. Ataide José de Lima, na ocasião, proferiu discurso aos participantes, quando destacou que a pastoral deve estar no coração dos que assumem a missão Marista e ressaltou, também, a importância do evento na instituição. “A Semana é espaço-tempo para divulgar os projetos pastorais, em especial para as crianças, adolescentes e jovens. O que nos motiva a evangelizar é o nosso coração batendo por aqueles que têm menos oportunidades, os mesmos que o padre Champagnat tinha no coração”, afirmou o irmão.

Para Ir. Ataide, a Semana Pastoral Marista é o momento de unificar objetivos e ideais. “Todos os pastoralistas das unidades são convidados a serem profetas e místicos, a disseminarem os valores maristas; somos promotores de paz e devemos testemunhar aquilo que acreditamos; evangelizar pelo nosso testemunho”, destacou o provincial, ao ressaltar a importância do trabalho em equipe e da união das áreas pedagógica e pastoral. “Sejam o rosto da misericórdia de Deus para aqueles que procurarem por vocês, assim como Jesus foi para o seu povo e é para nós hoje”, pediu ele aos irmãos, leigos e colaboradores das unidades.

Com o tema “Herdeiros da promessa rumo a um novo começo – profetas e místicos para nosso tempo”, a Semana Pastoral Marista é celebrada de 29 de fevereiro a 04 de março, em todos os colégios e escolas sociais da Província, em 14 estados e no Distrito Federal.  A proposta do evento é sensibilizar a comunidade educativa para as atividades e projetos pastorais. No site marista.edu.semana-pastoral tem orientações gerais sobre o evento, além de texto-base e materiais para download– papel de parede, modelo de cartaz, modelo de adesivo, PowerPoint e papel timbrado.

Na ocasião da abertura o coordenador de Evangelização, Jorge Vargas, falou do retiro e dos momentos formativos e de planejamento realizados pela equipe para revisar os objetivos estratégicos da área, que preveem garantir o foco na formação continuada, constituir o grupo de trabalho para pensar a evangelização com as famílias. O Coordenador de Animação Vocacional, Ir. Márcio Henrique Costa comunicou o retiro de envio de oito irmãos para a Casa de Formação em Vila Velha/ES e destacou, ainda, a participação de mais 80 religiosos de 40 congregações e uma diocese no Curso de Extensão aos Animadores Vocacional, realizado em janeiro. Layza Fonseca, do Centro Marista de Juventude (CMJ), de Montes Claros/MG, falou em nome da Coordenação de Animação do Laicato, quando destacou que o laicato deve ser o foco da animação e vitalidade da Província.

 

Lançamento de publicações da PJM

Na abertura oficial da Semana Pastoral Marista foram lançados, também, dois documentos pela Superintendência de Organismos Provinciais (SOP), por meio da Coordenação de Evangelização. Os arquivos sob os nomes “Caminho celebrativo da PJM e “Orientações para a revitalização da PJM”serão disponibilizados, em formato digital, na sexta-feira (05/02), no site marista.edu.br/evangelizacao/. “Nas publicações constam vários ritos e a memória da PJM e ajudará os jovens a celebrarem com intensidade as atividades”, explicou o Ir. José Augusto Júnior, superintendente da SOP. “O desejo é mostrar que queremos assumir a evangelização. Nossa vida é marcada por ritos; esses ritos são nossas pequenas páscoas cotidianas, quando nos conectamos com o mestre de Nazaré. Acreditar na força da ressureição alimenta a nossa esperança”, declarou o gestor.

A superintendente Socioeducacional, Dilma Alves, na oportunidade, alertou que a revitalização da PJM precisa ser “com Maria e no estilo de Maria”, como sugere o lema do triênio 2016-2018 “Juntos com Maria, rumo ao novo começo, com coração de tenda”. “É sair de nós mesmos para o novo começo. Não podemos fazer da mesma forma”, completou a gestora.

 

PREV

Nouvelles en bref - Province du Canada: la mi...

NEXT

Bulletin ΔΙΚΤΥΟ...