6 de junho de 2007

Rio Grande do Sul na Assembléia Nacional de Missão Marista

RioRealizou-sem em Campinas/SP a Assembléia Nacional da Missão Marista. A Província Marista do Rio Grande do Sul foi representada por Edison Oliveira (Asdepas) Clodoaldo Ramos Júnior (Asdepas e Colégio Marista Champagnat), Santiago Pavani Dias (Jumar), Luiza Pivetta (Jumar), Edemir J. Dal Bem (Colégio Marista Santa Maria), Eduardo Proença (Federapames), Mirian Oliveira (PUCRS), Eliane Gassen (Coas), Leomar Silvestro (Cesmar) e Denise Acosta Garrido (Colégio Marista São Francisco). Participaram ainda o vice-provincial, Ir. Solimar Amaro, e os três escolhidos para participar da Assembléia Internacional da Missão Marista: Ir. Dionísio Rodrigues, Dilce Corrêa Gonçalves e Alexandre Goulart. Como palestrante, esteve o integrante da Asdepas, Sérgio Schons. Na abertura do evento, que reuniu 53 pessoas oriundas de todas as três províncias brasileiras, foi lida uma carta enviada pelo Ir. Manoel Alves, presidente da União Marista do Brasil (Umbrasil), entidade promotora do evento. Ir. Manoel lembrou que a Assembléia se insere no contexto da reflexão mundial acerca da missão marista, conforme solicitou o Governo Geral. Assim, o Brasil se une aos demais continentes na decisiva preparação para a Assembléia Internacional da Missão Marista, que ocorrerá em Mendes/RJ, em setembro deste ano. O presidente da Umbrasil ressaltou que 30% da missão marista está concentrada no Brasil, assim, há que se fortificar a vitalidade do carisma em todos os corações daqueles que seguem a missão legada por Champagnat.

Um dos mais importantes desafios da Assembléia Nacional foi vislumbrar um caminho de futuro para o Brasil Marista. Um futuro tecido pela partilha de práticas, experiência e reflexões diversas que se unem num só coração, numa só missão.

Para Eduardo Proença, um dos representantes de nossa província no encontro, a Assembléia oportunizou uma grande integração entre pessoas de diferentes origens e demonstra o crescimento da reflexão sobre o carisma. Há um importante envolvimento entre irmãos e leigos, o carisma marista está mais nítido. No Rio Grande do Sul, os pais procuram as escolas maristas em função da qualidade, mas precisamos cada vez mais mostrar que existe uma grande missão, um jeito marista de ser escola e de educar que ultrapassa simplesmente a qualidade profissional.

ANTERIOR

Informe del Consejo Provincial a los hermanos...

PRÓXIMO

Qui donne beaucoup, a besoin de beaucoup éga...