2011-07-21

Simpósio de Mariologia – Maria é modelo de vida cristã

Para os participantes do Simpósio de Mariologia, a manhã da segunda-feira, dia 18/7, iniciou com a cena do encontro de Maria com Isabel, descrita no evangelho de Lucas. A passagem bíblica foi representada por duas assessoras da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), na oração da manhã, que por cerca de trinta minutos envolveram o grupo e proporcionaram aos participantes momentos de reflexão por meio de texto bíblico, vídeos e poemas.

Em seguida, duas grandes conferências abriram as reflexões e debates do encontro. Com a assessoria do Ir. Francisco das Chagas, a primeira teve como tema “O Perfil Mariano da Igreja”. Para o palestrante, Maria revela uma face de simplicidade e humanidade marcante que deve ser seguida pela Igreja. “A dedicação que nutrimos ao realizar nossas atividades cotidianas demonstram o aprendizado que obtemos de Maria e relevam seu jeito característico de ser”, enfatiza Ir. Chagas.  A segunda conferência contou com a assessoria do Frei Joaquim Fonseca e teve como tema “Educar a Piedade Mariana”. 

No período da tarde, os participantes se dividiram em pequenos grupos para participarem de oficinas e grupos temáticos. Guilherme Fontes conduziu a oficina de expressão corporal. Para ele, a possibilidade de fazer a experiência do gesto em resposta às emoções permite as pessoas se conscientizarem do repertório gestual e do uso do corpo. “No espaço de Igreja usamos mais a oralidade que o corpo. A oficina proporcionou aos participantes expressar em movimentos a vivência do dia, ajudando a fixar o conhecimento apreendido nos temas. Fiquei encantado com a participação das pessoas, elas se entregaram e puderam superar obstáculos e descobrir o próprio potencial”, garantiu Guilherme.

Marco Aurélio, assessor de pastoral da Diretoria Executiva da Rede de Colégio (DERC), da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) participou da oficina de teatro e percebeu que a representação trouxe a possibilidade de outra forma de reflexão acerca de Maria no mistério da salvação. “A oficina me trouxe muitas ideias práticas para a evangelização, principalmente no trabalho com a juventude”, afirmou Marco.

Ao longo do dia, durante os intervalos, alguns artistas se apresentaram, proporcionando um ambiente agradável nos momentos de pausa. O segundo dia do Simpósio terminou após a conclusão dos grupos temáticos.

PREV

Mini-golf de Château-Richer - Un projet? et ...

NEXT

Vinamar, vislumbrando el horizonte desde la t...