2 de octubre de 2012

PMBCN participa do Dia do Debate Geral da ONU

 

A Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), por meio da Gerência Social e suas Unidades Sociais: Instituto Marista de Assistência Social (IMAS), Centro Marista Circuito Jovem e Centro Marista Circuito da Criança de Ceilândia/DF participaram no dia 28 de setembro, na sede da União Marista do Brasil (UMBRASIL), em Brasília, do Dia do Debate Geral da ONU, evento que acontece anualmente para discutir um artigo específico da Convenção sobre os Direitos Humanos ou um tema dos Direitos das crianças. O debate deste ano tematizou “Os Direitos das crianças no contexto da migração internacional”.

Acolhida

Ir.

Ir. Valdícer Fachi acolhe os convidados na sede da UMBRASIL

O secretário executivo da UMBRASIL, Ir.Valdícer Fachi pediu que o teor do debate entre nas agendas de compromisso de todos os atores sociais que se comprometem com a causa da criança e do adolescente, sobretudo os migrantes.

Painel de Debates

Ir.

Ir. Assis

O Ir. José de Assis Elias de Brito, representante da UMBRASIL, afirmou que as bases fundacionais do Instituto Marista asseguram presença cativa junto às crianças e adolescentes e citou o Documento Interamericano de Solidariedade como um importante instrumento que deu voz ao público infanto-juvenil. Ele destacou ainda que esta iniciativa de análise da situação dos migrantes oportunizará o Brasil a ter dimensão das violações de Direitos Humanos de crianças e adolescentes. Ir. Assis acredita também que o debate proporcionará atuações mais assertivas de proteção para àqueles que chegam a nossa pátria.

Karina

Karina Figueiredo

Karina Figueiredo (Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes) demonstrou preocupação com a temática (migração) no que tange a situação do Trabalho Infantil no Brasil. Ela destacou como vilões os grandes eventos, como a Copa do Mundo, as obras nas regiões norte e nordeste e o trabalho doméstico de adolescentes migrantes.

Maíra

Maíra Soares

Já a professora Maíra Soares, autora do Livro “A Rima na Escola, o verso na história”, criticou os “rótulos” de que migrantes são favelados. Segundo ela, o combate ao preconceito requer esforços conjuntos como: políticas públicas de reparação, educação personalizada de atendimento que converse com o setor da psicanálise na tentativa de ajudar a compreender as problemáticas que afligem crianças e adolescentes migrantes.

Natália

Natália

Natália Medina (Instituto Migrações e Direitos Humanos) afirmou que todo o processo de deslocamento de crianças e adolescentes migrantes de sua localidade de origem, independente das causas, revela sofrimento devido o desapego cultural e recomendou atenção particular de atendimento a esse público. Ela destacou o perigo de criminalização do migrante irregular e lembrou que todos eles (migrantes) têm seus direitos garantidos perante a lei.

Natália destacou ainda a necessidade de assegurar espaços de lazer e integração entre todas as crianças e adolescentes migrantes com a população de sua faixa etária, a disponibilidade de material de apoio e acompanhamento às famílias dessas crianças e que haja a interculturalidade nas escolas.

Joseleno

Joseleno Santos

Joseleno Santos (Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – PNEVSCA/ Secretaria de Direitos Humanos – SDH/PR) afirmou que a migração faz interface com temáticas relevantes que envolvem crianças e adolescentes como: o tráfico para fins sexuais e os grandes eventos nacionais (turismo). Joseleno disse que é preciso entender as causas dos deslocamentos de origens das famílias e também promover um diálogo consistente entre as instituições militantes e atores que lutam pela garantia de Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

Convidados

Convidados do Debate

Em seguida, os convidados realizaram pontuações individuais acerca da temática enriquecendo o debate.

Por Fernanda Carmo, jornalista da Área Social PMBCN

VOLVER

África Austral / Southern Africa - Newslette...

SIGUIENTE

Nouvelles en Bref - Prov. du Canada...