21 de septiembre de 2011

Seminário ?A Sociedade em Rede e a Criança e o Adolescente ? integrar políticas, promover Direitos?

Presença Marista no

O Instituto Marista de Assistência Social (IMAS) e o Centro Marista Circuito Jovem de Brasília participaram em Olinda (PE) nos dias 12 e 13 de setembro do Seminário “A Sociedade em Rede e a Criança e o Adolescente – integrar políticas, promover Direitos”. O evento foi uma realização da Fundação Telefônica e da Vivo e teve o objetivo de incitar a articulação entre os atores sociais que militam em prol dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

Na abertura dos trabalhos o público participou da palestra do ativista social, ambientalista, filósofo, teólogo, escritor e professor universitário, Leonardo Boff que trouxe reflexões relevantes sobre a ética do cuidado para defender os Direitos infantojuvenis. Ele pontuou que a humanidade é hoje uma grandiosa rede, em que todos estão ligados a tudo. Boff exibiu um vídeo, narrado por ele próprio, sobre a Carta da Terra e seus 16 princípios norteadores na construção de sociedades sustentáveis. (Veja aqui o vídeo: Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=BdFsKU2w10w&feature=related  Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=N9-HqbUGCAg&feature=related Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=71CrUsiHXXA&feature=related).  Vale ressaltar que A Carta da Terra foi escrita por importantes lideranças de todos os continentes do planeta. Nela, temos a presença de dois brasileiros: Leonardo Boff e Paulo Freire.

Os participantes se dividiram em quatro painéis específicos que lhes oportunizaram aprofundar as discussões juntamente a especialistas sobre questões relacionadas ao trabalho em rede na defesa dos Direitos infantojuvenis.  As temáticas abordadas foram:

Painel 1
SGDCA e trabalho infantil: como estratégias de trabalho em rede podem contribuir para melhorar a qualidade do atendimento?

Painel 2
Funções e atribuições dos conselhos tutelares e dos direitos: quais são elas e como se relacionam com a rede?

Painel 3
Tecnologias, softwares e redes sociais: como potencializar o trabalho em rede no SGDCA?

Painel 4
Avaliação, monitoramento e indicadores: qual a importância para as redes?

O evento foi encerrado com a palestra do professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Silvio Meira. Em seu discurso, o palestrante ressaltou a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação na educação e no aprendizado de crianças e adolescentes. Segundo Silvio, é preciso que os adultos, especialmente os educadores, se apropriem da nova linguagem virtual atualmente dominada público infantojuvenil para que a parceria entre educador e educando possa ser positiva e proporcionar resultados exitosos. O professor criticou os meios convencionais de ensino e afirmou que hoje existem muitos meios tecnológicos para dinamizar o conteúdo das aulas tornado-as mais atrativas. “A palavra não é tecnologia e sim criatividade. Como podemos explorar o campo virtual para inserir a mensagem que pretendemos transmitir aos nossos jovens?”, provocou. Silvio Meira disse também que se a linguagem entre a escola e o aluno não forem alinhadas a comunicação e o aprendizado esperado não terá efeito.

Por Fernanda Carmo – jornalista da Área Social PMBCN

Veja alguns momentos:

VOLVER

Inauguração da Escola Marista Champagnat de...

SIGUIENTE

Noces d?or de vie religieuse à Château-Rich...